No dia 18 de março, tendo por local a sede da FAPA em Porto Alegre, aconteceu a criação do Fórum das Faculdades Comunitárias – FORCOM. Apelidado de Comunguinho, em alusão ao COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), o Fórum das Faculdades Comunitárias se constitui em espaço que expressa o desejo de atuação conjunta das instituições públicas não estatais de ensino superior – IES de caráter comunitário, que não ostentam o status de centro universitário ou de universidade, dispostas a se congregar em torno de causas comuns em todas as áreas e níveis de atuação.

O FORCOM, como apregoa seu regulamento aprovado na reunião do dia 18, se caracteriza como um movimento de instituições, de livre adesão, com vistas à interação e ao congraçamento e, por meio de atividades e iniciativas específicas, ao atingimento das seguintes finalidades:

I. articular e encaminhar as questões de interesse comum das congregadas. 

II. estimular o intercâmbio e o congraçamento entre as instituições; 

III. promover eventos de acordo com as necessidades e interesses das congregadas. 

IV. representar as congregadas em demandas junto ao poder público, quando credenciada para tal. 

V. estimular entre as congregadas, individualmente ou de forma coletiva, a produção de informações e conhecimentos que permitam qualificar a ação conjunta e de interesse comum. 

VI. constituir grupos de trabalho com vistas à discussão de temas relevantes para a atuação das congregadas no contexto da educação superior brasileira. 

VII. editar, divulgar ou intermediar publicações que visem ao aprimoramento do trabalho das congregadas e da educação superior no país.

As Instituições fundadoras do FORCOM as seguintes: Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms, Faculdade IENH, Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA, Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI, Faculdade de Horizontina – FAHOR, Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, Faculdade Palotina – FAPAS, FUNDASUL – Camaquã, Sociedade Educacional de Três de Maio – SETREM, Faculdade Porto Alegrense – FAPA, Faculdades Integradas de Taquara.

Representando a Faculdade Horizontina, o Vice Diretor de Ensino Superior Cesar Antônio Mantovani participou deste momento histórico. O Fórum será coordenado pelo Diretor da Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms – Belmiro Meine tendo como companheiros de diretoria os Sres. Delmar H Becher das Faculdades Integradas de Taquara e o Sr. Marcos Sandrini da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.