O Painel Cenários e Tendências Econômicas já é um evento tradicional na Faculdade Horizontina. O painel é organizado pelos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Financeira da FAHOR e conta com o apoio do Sicredi, ACIAP e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Horizontina. As informações foram apresentadas pelos professores Stepahn Sawitski, Márcio Kalkmann e Tiago Neu Jardim, com mediação do Vice-diretor, Marcelo Blume.

No Cenários e Tendências realizado na terça-feira, dia 26, o tema debatido pelos docentes da FAHOR foi “Reformas: o que esperar do Brasil”. Com base em argumentos políticos e econômicos sólidos, os professores trouxeram para o púbico informações concretas e que podem auxiliar a compreender melhor as mudanças propostas pelas reformas. Este é um tema importante e que precisa ser debatido, pois está presente no dia a dia das pessoas, nos noticiários e nas rodas de conversa. É importante buscar informações confiáveis, porque se as reformas se concretizarem, todos serão afetados por elas.

Os professores destacaram que a reforma mais comentada na atual conjuntura do Brasil é a da Previdência, mas também apresentaram dados sobre outras reformas previstas: Tributária, Trabalhista, Política e Administrativa. Para chegar às conclusões, os docentes se basearam pesquisas realizadas por eles e também de outras fontes confiáveis. Um dos pontos mais importantes do Painel é que nem sempre os docentes compartilham do mesmo ponto de vista, o que faz com que o público também consiga tomar decisões muito pessoais referentes ao assunto.

Os docentes compartilham da mesma opinião, por considerarem que mudanças precisam acontecer, principalmente para não prejudicar gerações futuras, pois irá chegar um momento em que haverá muitas pessoas aposentadas e poucas ativas. Hoje são necessárias três pessoas no mercado de trabalho para suprir o valor de uma pessoa aposentada e, se nada mudar, alguns municípios da nossa região, em 2035 já terão mais pessoas aposentadas do que ativas, o que acaba sendo prejudicial para a economia.

Outras alternativas para melhorar a economia também foram apresentadas, como acabar com a corrupção e a sonegação de impostos, tributar menos o consumo e mais a renda e investir em infraestrutura para melhorar a competitividade mundial.

Após a fala dos professores, como em outros painéis, o público presente pode colocar seu ponto de vista e fazer perguntas aos painelistas, gerando um debate muito produtivo e esclarecedor. O público foi formado por professores e estudantes do CFJL/FAHOR, empresários, associados da ACIAP, imprensa local e comunidade em geral.

Veja também as fotos do evento: albuns.fahor.com.br

n2210