O conceito máximo que um curso de graduação pode receber é 5
O curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Horizontina irá formar sua primeira turma na noite de 10 de agosto. Com a proximidade do final deste ciclo, também é o momento de avaliação e reconhecimento do curso e, para isso, entre os dias 25 a 27 de março, a FAHOR recebeu a visita de uma Comissão de Avaliação in loco, do INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (MEC). A direção e coordenação do curso recebeu na noite de terça-feira, dia 2, o retorno com o reconhecimento, estabelecendo para curso o conceito 4, em que o máximo a se conquistar é 5.
Os avaliadores do MEC já iniciaram a avaliação via sistema do MEC com a análise prévia do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Durante a visita in loco, puderam averiguar as informações e registros sobre o curso, docentes, coordenação, bibliografia, infraestrutura da instituição, entre outras informações.
No primeiro dia de visita, os dois avaliadores conheceram os ambientes da instituição, projetos especiais; participaram de reuniões com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), com professores e estudantes. O segundo dia de avaliação foi de intensa consulta a documentos e evidências sobre o curso de Engenharia de Controle e Automação.
O coordenador do curso, professor Cristiano Rosa dos Santos, explica que esta é uma etapa necessária para a colação de grau, emissão e registro dos diplomas dos formando. “Este é um processo que é necessário, para mostrar o que realmente os alunos aprendem, tanto na teoria quanto na prática, durante o andamento do curso”, comenta Cristiano.
A direção da FAHOR reconhece que este resultado foi um trabalho conjunto, com a contribuição de muitos. “O conceito 4, que beirou a nota máxima, por ter 90% dos itens avaliados considerados de excelência, é a coroação de um trabalho a muitas mãos, de toda a comunidade acadêmica, estudantes, professores, coordenação e a comunidade por meio dos representantes nos colegiados e empresas parceiras. Percebemos nos encontros e nos corredores da instituição, que a visita e o relatório dos avaliadores intensificou a energia e a persistência na busca por melhorias contínuas e a excelência, como a FAHOR vem fazendo desde a sua criação", afirma o Vice-diretor, Marcelo Blume.
A acadêmica da segunda turma do curso, Daniele Dutra, se sente orgulhosa em fazer parte da FAHOR, que fez com que o curso se tornasse muito importante para toda a região. “É muito bom ter a certeza de que eu escolhi o curso certo pra mim, e agora, é muito gratificante ver que foi obtido o conceito 4 pelo MEC, isso é o resultado de anos de muito trabalho duro e foco com os alunos, sempre adquirindo os melhores equipamentos para os laboratórios, profissionais mais preparados, é isso que acontece quando a instituição e os alunos se comprometem, o reconhecimento vem. E eu tenho muito orgulho disso!”, comenta a estudante.
O curso de Engenharia de Controle e Automação da FAHOR iniciou as atividades em agosto de 2014 e tem como principais projetos o MasBáh AeroDesign, FAHORobotics, Baja Sinuelo, Projeto Biodigestor, entre outros. O curso parte de três áreas: a mecânica, a elétrica e a computação, sendo que a base majoritária é a elétrica, com bastante ênfase em controle e automação. O profissional com esta formação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral.
A FAHOR é uma instituição de Ensino Superior presencial, comunitária e filantrópica, que mantém oito cursos de graduação, sendo referência regional nas áreas de Engenharia, Gestão e Desenvolvimento. Atualmente, a instituição oferece os cursos de: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Ciências Econômicas e Gestão Financeira.