Quando surge a intenção de realizarmos uma pesquisa em busca de informações e dados acerca de um assunto, curiosidade ou problema é possível que se encontre uma quantidade grande de elementos num grupo que se pretende pesquisar. Seja por falta de recursos, tempo ou outro motivo, os pesquisadores têm a possibilidade de utilizar algumas técnicas para que se alcance o objetivo, com menor tempo e amplitude, obtendo os resultados que são necessários. 

Uma das técnicas utilizadas para isso é Amostragem Estatística ou Probabilística. E esses conceitos e técnicas são desenvolvidos no Curso de Ciências Econômicas da FAHOR, na disciplina de Estatística Econômica, ministrada pela professora Cássia Bordim.

De acordo com a professora, a amostragem pode ser compreendida como uma parcela ou parte de uma população, para que se possam definir com base neste pequeno grupo, as características da população. “Para exemplificar o uso e aplicação dos conceitos de amostragem, os estudantes aplicaram técnicas de amostragem nos seus trabalhos de pesquisa. E também puderam aplicar conceitos de distribuições de probabilidades, margem de erro e intervalos de confiança”, destacou a professora.

Entre as pesquisas elaboradas estão os seguintes temas: Estudo de viabilidade para expansão de serviços de internet para a cidade de Novo Machado; Orçamento Pessoal dos acadêmicos da FAHOR; Estudo sobre o nível da qualidade de vida da população previdenciária do distrito de Cascata do Buricá; Atividade prática: aplicação de distribuição de probabilidade e estimativas para uma amostra aleatória; Perfil de planejamento financeiro dos alunos dos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Financeira da FAHOR; Análise psicoeconômica do padrão de gerenciamento da renda dos estudantes de Ciências Econômicas e Gestão Financeira da Faculdade Horizontina.

n2231

n2231 3

n2231 4

n2231 2

n2231 5