A professora da Faculdade Horizontina, Ivete Linn Ruppenthal, concluiu no mês de abril, o Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações, pela URI – Santo Ângelo. A dissertação foi intitulada “Modelo de Gestão Operacional para tomada de decisão na definição de grades de horários em Instituição de Ensino Superior: O caso da Faculdade Horizontina”. A pesquisa foi orientada pelo professor Daniel Knebel Baggio e integraram a banca, Vilmar Antonio Boff e José Eduardo Storopoli.

Ivete explica que a pesquisa surgiu de uma necessidade da instituição, em saber qual distribuição das disciplinas nos dias da semana proporciona a possibilidade de aumentar a contratação de créditos pelos estudantes, possibilitando maximizar a receita da FAHOR. “A pesquisa foi feita para o curso de Ciências Econômicas, baseado no segundo semestre de 2018 e poderá ser utilizado daqui para frente, bem como poderia ser replicado para os demais cursos”, comenta a docente.

A programação das grades de horários nas Instituições de Ensino Superior é um serviço muito importante, tendo em vista que esta demanda está ligada diretamente às questões financeiras, pois uma grade horária mal elaborada pode acarretar em redução de receitas. “Foi aplicado um estudo de métodos quantitativos para a gestão de sistemas educacionais em IES. O objetivo foi definir um método quantitativo eficiente para a tomada de decisão na otimização do número de créditos contratados por semestre. Além de contribuir para o aumento da receita, o método proposto evidenciou um acréscimo de 8,023% no número de créditos contratados, favorecendo os estudantes a contratar mais créditos”, comenta Ivete sobre a pesquisa.

n2246 1

n2246 2