A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, gestão 2019/2020 realizou um treinamento de 20 horas, referente à Norma Regulamentadora 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e da Faculdade Horizontina atuam em conjunto, como nos treinamentos realizados anualmente e nos eventos da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A CIPA da FAHOR é formada pela presidente Darciane Kerkhoff, vice-presidente Janice Francesquett, suplente Darcila Ebert, e secretário Valmir Vilson Beck. A CIPA do CFJL é formada pela presidente, Maristela dos Santos, vice-presidente Vilso Espíndola, suplente Vanessa Marques e secretária, Mariana Ehlert.
O treinamento foi ministrado pela Prevenci – Prevenção, Engenharia e Segurança do trabalho. Entre os principais conteúdos abordados, estiveram: estudo do ambiente e das condições de trabalho; risco de incêndio; metodologia de investigação, análise e noções de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho; organização da CIPA; Comunicado de Acidente de Trabalho – CAT.
A presidente da CIPA FAHOR, Darciane, explica que a CIPA é um dos principais meios para se estabelecer um diálogo e a conscientização entre os colaboradores e empregadores. “Com esta relação, se mantém a produtividade, o bem-estar, a segurança e a saúde dos trabalhadores em geral. A realização do treinamento da CIPA estabelece e maximiza a conscientização de prevenção dos acidentes e das doenças de trabalho, de modo a assegurar um local de trabalho apropriado para as funções que serão exercidas”, comenta a professora e coordenadora do curso de Engenharia Química.