Entre as 10 palestras realizadas na segunda noite do Seminário de Inovação e Empreendedorismo da FAHOR,  os temas de destaque foram o empreendedorismo e as iniciativas de negócios relacionados ao agro, com participação de professores, gestores e empreendedores.

O diretor de Engenharia da Marcopolo, Roberto Poloni destacou os principais critérios que são observados na criação de novos produtos, a exemplos de carros de transporte coletivo, e de como se desenvolvem as inovações e soluções.  Assim como o professor Luiz Antônio Rasia que mostrou como é importante o trabalho de pesquisa científica e os avanços obtidos em trabalhos realizados na região Noroeste do Estado.

O agro mais uma vez foi o destaque da noite, com a palestra da Hydac Tecnologia, apresentando novos equipamentos para a agricultura de precisão e sua relação com a indústria 4.0, e, da empresa Consilos, os avanços no uso de equipamentos de armazenamento de grãos e seus benefícios para o meio ambiente, com maior controle no funcionamento do mesmo.

O Painel “Inovação no Agro”, trouxe exemplos de startups que atuam no agronegócio, como a Delivery Farm, um aplicativo que conecta produtores rurais, fornecedores de insumos e entregadores, diretamente pela internet, com o seu fundador, Jonatã Ludke, que atua no Mato Grosso. A agrônoma Camila Vargas, mostra como é possível unir o controle de pragas biológico e químico. Ela apresentou o sistema MoniTora desenvolvido pela empresa, que por meio da tecnologia de QrCode ligada a armadilhas de isca de feromônio encontradas no mercado, captura informações de infestações de pragas e alerta o produtor sobre o qual o melhor tipo de manejo para o controle das mesmas. E, da região Noroeste, Vitor Ghellar apresentou o Campo+, um portal de conteúdo agrícola, reunindo informações, notícias e um canal de marketplace de equipamentos agrícolas, que também conecta os produtores, auxiliando na oferta e demanda de diversos produtos. 

O Painel foi mediado pelo consultor Luiz Eduardo Ramos e apresentou as oportunidades existentes e o grande potencial para desenvolver bons negócios no agro, despertando ideias inovadoras  e empreendedoras nos público participante.

Veja as fotos da segunda noite, neste álbum.

 

n2287 1

n2287 3

n2287 4