Entre as diversas programações do 9° SIEF – Seminário de Inovação e Empreendedorismo e Semana Internacional de Engenharia e Economia FAHOR, esteve o Desafio FAHOR – VENTIUR. Este foi o segundo desafio promovido pela Faculdade e neste ano contou com o apoio da Aceleradora Ventiur. Ao todo, sete equipes participaram do Desafio, com uma programação que iniciou na sexta-feira e se estendeu durante todo o sábado, dia 8.

O principal objetivo do Desafio foi desenvolver soluções criativas e tecnológicas para o setor do agronegócio, especialmente para as pequenas propriedades e também fomentar o empreendedorismo, o conhecimento do universo das startups de inovação e tecnologia no agro. Os participantes tiveram que encontrar “Soluções inovadoras para as pequenas propriedades rurais”. Para isso, os competidores participaram de oficinas de Canvas e Pitch, além de contar com importantes mentorias, de profissionais com experiência na área.

A professora Cátia Felden Bartz, coordenadora do Horizonte Ambiente Empreendedor, a incubadora tecnológica e de novos negócios da FAHOR, afirma que o tema do agronegócio está inserido na cultura da nossa região.  “A inovação e o empreendedorismo no agronegócio é um tema muito discutido. A gente precisa incentivar os estudantes e a comunidade a pensar dentro de uma visão empreendedora e inovadora, com escalabilidade e uma forma de monetizar estas novas ideias”, comenta Cátia. 

Os pitches foram apresentados a uma banca de avaliadores especializada. Os critérios avaliados foram: Apresentação, inovação, equipe, escalabilidade, execução e geração de receita. A equipe classificada em primeiro lugar foi Smart Report, que apresentou uma proposta de plataforma de gestão de arrendamentos rurais, conectando produtores, e recebeu como premiação um programa de pré-aceleração da Ventiur Aceleradora e uma  incubação no Horizonte Ambiente Empreendedor. 

Em segundo lugar, um empate entre duas equipes dobrou a premiação, as equipes Eagle(que apresentou uma proposta para o plantio e colheita de morangos, com novos equipamentos) e Iris (que apresentou uma melhoria na ergonomia durante o processo de silagem, com novos acessórios), receberam um programa de Mentoria da Ventiur Aceleradora e uma incubação no Horizonte Ambiente Empreendedor.

A equipe vencedora apresentou uma proposta que pode ser replicada em outros setores do agro e é formada por estudantes e egressos da FAHOR, sendo composta por Juliano Knob, Bernardo Scheunemann, Matheus Rehbein, Maurício Dessuy e Gustavo Guth.

 

n 2289 5

Equipe Smart Report - 1º lugar

n 2289 1

n 2289 3

Equipe Iris - 2º lugar

n 2289 4

Equipe Eagle - 2º lugar