A coordenadora do Horizonte Ambiente Empreendedor, professora  Cátia Felden Bartz, apresentou para professores e estudantes da FAHOR, os detalhes sobre o  Projeto Centelha, uma oportunidade que vai beneficiar ideias inovadoras e de fomento ao empreendedorismo, promovida pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (Fapergs) com recursos subsidiados, ou seja, a fundo perdido.  As inscrições estarão abertas até 18/07/2019 e os projetos deverão ser submetidos à FAPERGS pelo link http://rs.programacentelha.com.br, com a documentação exigida.

De acordo com a professora Cátia Bartz, o projeto Centelha é uma grande oportunidade para aquelas pessoas que já possuem uma ideia de negócio, pois esse Edital é para os projetos  e ideias novas ou empresas abertas no máximo de 1 ano. “Realmente é um incentivo importante porque auxilia a prototipagem dos produtos. Quando uma empresa está nascendo, é pequena,  não tem capital de giro, não há recursos para investir em pesquisa. Esse projeto é para acender a chama dessas ideias e negócios, para fazer testes, para pesquisar sobre a ideia e buscar expertise, de conectar empreendedores e aceleradoras, investidores e de colocar essas empresas novas na vitrine”, destacou Cátia. 

Temáticas: 

De acordo com o Edital, serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial e machine learning; Internet das coisas (IoT); Manufatura avançada e robótica; Mecânica e mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos materiais; Realidade aumentada; Realidade virtual; Segurança, privacidade e dados; Tecnologia Social; e Tecnologia da Informação (TI), Telecom.

Serão apoiados projetos inovadores que tenham suas soluções aplicadas aos setores: Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem-Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados; e Transporte, Logística, Mobilidade.

Prazo:

Os projetos terão prazo de execução de até 12  meses, não prorrogáveis, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga de Subvenção Econômica. O valor do projeto deve ficar entre  400 a 668 mil reais.

Os critérios avaliados no Projeto são: Problema ou oportunidade de Mercado, Relevância, tamanho, abrangência e tendências de mercado;  Potencial Inovador, o produto proposto e as tecnologias envolvidas, Equipe Empreendedora, capacidade técnica e gerencial da equipe.

A equipe do  Horizonte Ambiente Empreendedor e professores estão à disposição para auxiliar e esclarecer dúvidas sobre o Projeto Centelha. Outras informações também poderão ser obtidas pelo site www.fapergs.rs.gov.br.

 

n 2291 2

n 2291 1