O 2º Seminário Internacional de Cooperativismo foi realizado nos dias 21 e 22 de junho, na cidade de Encarnación, Paraguai e reuniu lideranças de cooperativas do Paraguai, Argentina e Brasil. O evento foi promovido pela Universidade Autônoma de Encarnación- Unae em parceria com a Febap (Federação Econômica Brasil, Argentina, Paraguai), INCOOP – Instituto Nacional do Cooperativismo do Paraguai  e cooperativas.

Os professores da FAHOR, Marcelo Blume e Sirnei Kach destacaram a força do evento para incentivar o cooperativismo, já que um grande número de estudantes e líderes cooperativistas participaram do evento. Outro ponto destacado é que  os números apresentados mostraram por exemplo, que o  cooperativismo de crédito no Paraguai corresponde a 19% do mercado, sendo que no Brasil está em 5%. Embora em valores, os números  sejam maiores no Brasil, é um setor que tem muito potencial.

O evento apresentou palestrantes do Brasil, Paraguai e Argentina, exposição de cooperativas de crédito, de serviço e de produção com destaque para a variedade de produtos, de diversas origens. O Seminário também expôs diversos trabalhos de pesquisas e artigos sobre o tema do evento, entre eles, de muitos estudantes brasileiros.

n2307 1

 

n2307 2

 

n2307 3