A Professora Cátia Raquel Felden Bartz, Doutoranda em Finanças da Universidades de Zaragoza (Espanha) e membro do corpo docente da FAHOR, obteve aprovação do artigo "Relevancia de la información de sostenibilidad en la generación de riqueza para los Stakeholders", para ser apresentado no VIII Congresso de Pesquisa em Contabilidade Social Ambiental, promovido pela Universidad de Burgos (Espanha).

O artigo é fruto dos primeiros resultados que estão sendo apurados na pesquisa que está sendo realizada para a tese doutoral da Professora, cujo objetivo foi verificar se os investimentos em responsabilidade social empresarial criam valor econômico para as empresas.

O estudo inclui análises de investimentos em responsabilidade social corporativa de todas as empresas de capital aberto da BOVESPA, do setor de Petróleo, Gás e Combustíveis, e sua relação com o valor de mercado das empresas. Os primeiros resultados indicam que os investimentos em responsabilidade social – sejam eles interno, externo ou ambiental –influenciam de forma significativa na criação de valor econômico das empresas.

A pesquisa da professora Cátia Bartz está cadastrada num projeto da União Europeia, vinculado a Universidade de Zaragoza, que tem como objetivo entender o comportamento empresarial das empresas da América Latina, diante do novo desafio de integrar desenvolvimento econômico, social e ambiental.