As habilidades dos profissionais estão em contínua mudança e novas percepções e conhecimentos são exigidos tanto para quem vai ter seu próprio negócio ou trabalhar em alguma empresa.

Para atender esse novo perfil profissional que exige a capacidade de compreender diferentes conhecimentos e uni-los para criar as melhores soluções, algumas atividades de fechamento de semestre desafiam os estudantes a criarem e desenvolverem projetos integrando conhecimentos.

No Curso de Engenharia de Controle e Automação, uma das disciplinas âncoras, ou seja, que foi utilizada como base dos projetos foi Sistemas Digitais, ministrada pelo professor Alexandre Kunkel da Costa. A partir do conteúdo trabalhado na disciplina os estudantes dividiram-se em grupos e unindo outras disciplinas cursadas no semestre, apresentaram projetos variados, mostrando a diversidade de conhecimentos que são aplicados para melhorar a vida das pessoas, para melhorar o desempenho das empresas, entre outras soluções.

Os projetos apresentados  foram os seguintes:  Comando lógico para proteção e reversão de velocidade de motores elétricos trifásicos; Automação de um sistema de bombeamento de água; Geração fotovoltaica residencial: armazenamento de energia e controle de um sistema de bombeamento; Comando lógico para proteção e partida direta de motores elétricos monofásicos.

Veja os projetos neste álbum

n2314 1

n2314 2