Entre tantos aspectos que envolvem a segurança, é indispensável tratar daqueles em que a responsabilidade de cada indivíduo pode ajudar de alguma forma. A Prevenção contra Incêndios, por exemplo, é um dos aspectos que devem ser respeitados e observados, especialmente a partir das novas exigências para o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros (CBM) do RS.
Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Município de Horizontina está atendendo aos requisitos da conhecida Resolução Técnica nº 14, do CBM, ou seja, está capacitando servidores de cinco escolas do município para que auxiliem a tomar decisões em momentos de tensão ou acidente, atendendo a obrigatoriedade do curso com carga horária de 5 horas e melhorando a segurança em seus educandários.
O treinamento ministrado pelo Engenheiro Mecânico e de Segurança no Trabalho, egresso da FAHOR, Márcio Kraqueke, com auxílio dos servidores municipais Adilson de Oliveira e Carla Bieger, foi realizado nos espaços do Horizonte Ambiente Empreendedor .
No conteúdo programático sobre Prevenção e Combate a Incêndios, foram apresentados a teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; métodos de extinção; agentes extintores; equipamentos de combate a incêndio; equipamentos de detecção, alarme e comunicação. No treinamento de Primeiros Socorros, noções sobre parada cardiorrespiratória: procedimentos de RCP – reanimação cardiopulmonar, e OVACE – obstrução das vias aéreas por corpos estranhos e procedimentos de desobstrução.