Este 24 de julho de 2019 marca os 18 anos da autorização para o funcionamento da Faculdade Horizontina. Nestas quase 2 décadas a FAHOR se destaca com 8 cursos de graduação, sendo seis cursos de Engenharia (Mecânica, de Produção, de Controle e Automação, de Alimentos, Ambiental e Química), Ciências Econômicas e Gestão Financeira.
Desde o início o propósito foi oferecer a quem vive nas regiões Noroeste e Celeiro do Rio Grande do Sul, com dificuldade de acesso, ensino superior de qualidade em engenharia e economia. Com o passar dos anos, foi se fortalecendo a proximidade com as empresas, com o mundo do trabalho, com estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade.
Com mais de 200 convênios firmados a FAHOR nos 18 anos se consolida como a instituição de ensino superior mais próxima do mundo de trabalho. Esta posição se evidencia pelo grande volume de vagas de estágios e empregos disponíveis aos estudantes, pelo número de ambientes de aprendizagem constituídos em parcerias com empresas, pelos serviços técnicos e de consultoria prestados pelos professores, estudantes e seus laboratórios.
Alguns dos estudantes ingressantes da FAHOR fazem 18 anos juntos com a FAHOR e falam sobre a expectativa deste aniversário em especial. Segundo os estudantes, os 18 anos são muito aguardados. “A gente sonha desde criança em ter 18 anos, a gente pensa que será independente, que pode resolver tudo sozinho. Sonhava em estar na Faculdade e morando sozinha”, diz Camila Bender.
Para Andriélli Rambo, além da independência, sonhava em conciliar seus hobbies, antes de estar empregada. “Entretanto, com a fase adulta iniciando, somos ainda mais pressionados e cobrados pela sociedade”, contrapõe a jovem.
A estudante Eduarda Carvalho afirma que chegar aos 18 anos, é um momento de mudanças. “Chegar aos 18, significa mudança em vários sentidos. Para muitos jovens, mudam da escola para a Faculdade, alguns mudam de cidade, passam a viver longe da família, precisam aprender a lidar com a saudade. Mas tudo isso em busca de uma realização pessoal, em busca de um sonho, que para mim, é cursar uma Faculdade”, afirma Eduarda.
Assim como os estudantes, a equipe da FAHOR também vive os 18 anos com expectativa da consolidação dos 5 novos cursos de graduação iniciada nos últimos anos e o projeto do primeiro Mestrado. No dia 10 de agosto fará colação de grau a 1ª Turma de formandos em Engenharia de Controle e Automação.
A principal motivação para seguir em frente, segundo a Direção da FAHOR, vem da constatação das vidas de tantas pessoas, suas famílias e empreendimentos transformados, com pessoas com mais conhecimento e mais renda, e empresas com mais tecnologia, produtos inovadores e negócios melhores.
Vista superior do Campus FAHOR