Inicia na segunda-feira, dia 02 de setembro, a 2ª edição do Workshop de Lean Manufacturing, promovido pelo Curso de Engenharia de Produção da FAHOR. O evento vai reunir especialistas na área de manufatura enxuta de indústrias da região para falar sobre os temas que envolvem a implementação desse processo nas empresas de bens e serviços. 

O tema de abertura será “Lean Coaching: preparando líderes para a transformação Lean”, com o CEO da Madre Consultoria, Fábio  Redin. Ele vai tratar sobre liderança e de como o líder se posiciona e mantém otimizações de processo com as equipes de trabalho.

Na terça-feira, dia 3 de setembro, o tema será sobre “Lean e MES: uma relação possível?”, com o diretor da CODI, Eduardo Lazzarotto e o Diretor Técnico de Produção da CODI, André Bridi. Ou seja, a partir da implementação do sistema Lean, o Manufacturing Execution System (MES) vai definir a melhor forma de executar essas mudanças. Dessa forma, é preciso documentos, informações e indicadores para avaliar o processo e quais os resultados obtidos, bem como orientações para as equipes que vão executar essas tarefas.

Para encerrar o Workshop, no dia 5 de setembro, o gerente de Qualidade e TI da Bruning Tecnometal de Panambi, engenheiro Fabrício Schmidt trata do tema: “Lean Manufacturing: um método de otimização com base  na qualidade dos processos”.

O coordenador do Curso de Engenharia de Produção da FAHOR, professor Sirnei César Kach, comenta que o evento busca auxiliar os empresários a otimizarem seus processos nas empresas e aos e estudantes, uma atualização sobre Lean que sempre precisa se atualizar e sempre tem novidades . “Às vezes olhamos parte de um processo e não o todo. E com o sistema Lean é possível abordar melhorias em todos os aspectos. O Workshop vai trazer abordagens não apenas técnicas das ferramentas utilizadas, mas a condução desse processo que é feito por pessoas, pelos líderes de produção e assim realmente ser executada nas empresas que desejam e buscam essas melhorias”. 

O ingresso para participar do Workshop é 1kg de alimento não-perecível. Após o evento os alimentos serão doados para a Associação Beneficente Oswaldo Cruz  de Horizontina (ABOCH). 

n2369