O 2º Workshop de Lean Manufacturing, promovido pelo Curso de Engenharia de Produção da FAHOR recebeu na noite de terça-feira, dia 3, os representantes da Codi Sistemas de Gestão da Produção.

Eduardo Lazzarotto, diretor da CODI, bacharel em Ciências da Computação  e Processos de Automação, e o consultor técnico de Produção da CODI, André Bridi, engenheiro de automação, especialista em processos produtivos e de qualidade abordaram o tema: “Lean e MÊS: uma relação possível?”

De acordo com Eduardo Lazzarotto, essa relação entre os dois conceitos é extremamente importante para a competitividade e produtividade, que são as principais metas das empresas atualmente.

“Essa relação acontece sendo o Lean como uma metodologia para o ganho de eficiência, redução de perdas, eliminação de desperdícios como um todo. Contudo, a implementação dessas soluções exige esforço, dedicação e muitas vezes, metodologias de coleta e análise de dados, bastante complexas, onde a estabilidade do processo se torna difícil. Em compensação, os sistemas MES oferecem um olhar para o sistema produtivo, sensoriando o processo para transformar dados em informação e assim demonstrar como agir e o que pode ser feito no processo produtivo. As metodologias e os sistemas MES trabalham juntos para poder alinhar algumas deficiências do processo com a solução proposta pela metodologia, tornando essa relação mais eficiente”.

O Workshop foi acompanhado pelos estudantes do Curso de Engenharia de Produção bem como representantes das empresas parceiras e demais empresários e gestores da região que buscam conhecer mais sobre o assunto.

O 2º Workshop encerra na noite de 5 de setembro, quinta-feira, com a participação do Gerente de Qualidade e TI da Bruning, de Panambi, Fabrício Schmidt, que fala sobre “Lean Manufacturing: um método de otimização com base na qualidade de processos”.

O evento tem o apoio das empresas: Reiflex de Três de Maio, a São José Industrial de São José do Inhacorá, Gráfica Rex de Nova Candelária,  Candeia- fundição e usinagem de Santa Rosa e  Tecnicon de Horizontina,  Gráfica SRr, de Horizontina e do Diretório Acadêmico da FAHOR. O ingresso para participar do Workshop é 1kg de alimento não-perecível. Após o evento os alimentos serão doados para a Associação Beneficente Oswaldo Cruz  de Horizontina (ABOCH). 

n2375 1

n2375 2