Duas atividades realizadas na disciplina de Processos de Fabricação Metalomecânicos, ministrada pela professora, engenheira mecânica Francine Centenaro possibilitaram aproximar os acadêmicos de situações encontradas na indústria, relacionadas  ao processo de soldagem.

De acordo com a professora, que tem experiência na indústria, alguns empresários e gestores de recursos humanos comentam  que o setor está buscando  profissionais engenheiros que além dos conceitos, tenham vivência prática dos processos de manufatura. “Isso só é possível com a parceria das empresas nesse processo de aprendizagem e temos a satisfação de ter um leque bem variado de empresas que acreditam no potencial dos nossos estudantes e nas suas habilidades profissionais, abrindo espaço para eles”, destaca Francine.

A primeira atividade contou com a colaboração do Inspetor de Soldagem, Sandro Schnornberger, especialista em oito processos de solda. Sandro abordou características, máquinas e equipamentos, defeitos e aplicações dos processos de solda MIG, MAG e eletrodo revestido. Além disso, conseguiu aliar situações cotidianas que ocorrem neste processo dentro da indústria.

E, para complementar o aprendizado dos acadêmicos quanto ao processo de soldagem, a turma participou de uma aula prática no novo Laboratório de Solda, que teve investimentos da empresa John Deere, onde o técnico do Laboratório, Leonardo Rigon, conduziu as atividades.

Com o uso de um Simulador de Solda, os estudantes  praticaram diferentes tipos de solda e em diferentes situações. Após o uso do Simulador também foi executado o processo de solda MIG/MAG, aproximando ainda mais os acadêmicos das particularidades deste processo.

Segundo relato dos estudantes, a atividade foi de grande valia, pois a partir da prática do processo e discussão com o especialista foi possível uma compreensão maior do processo e sua importância dentro da indústria.

n2400 1

n2400 2

n2400 3