Estudantes de diversos cursos da FAHOR viajaram até a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, para Visitas Técnicas a dois importantes roteiros para a área de engenharia, economia e desenvolvimento.
A primeira atividade realizada foi uma Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, na quinta-feira, dia 10 de outubro. Em um roteiro de 3 horas, os estudantes conheceram todo o funcionamento da Usina, tendo a oportunidade de visitar os seguintes locais: Canal da Piracema, Mirante Central, Barragem Principal (Catedrais) com vista do leito original do rio Paraná, Sala de Despacho de Carga, Sala de Controle Central (CCR), Hall dos Geradores e Eixo de uma Unidade Geradora. Durante todo o roteiro os estudantes receberam informações completas a respeito do processo de geração de energia, além de uma série de outros aspectos que envolvem o conhecimento em Engenharia e Gestão deste grande empreendimento.
Na tarde de sexta-feira, dia 11, foi realizada uma visita técnica ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, criado no ano de 2003, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável no Brasil e no Paraguai.
Conforme o professor Geovane Webler, um dos organizadores da visita, entre os diversos projetos desenvolvidos no PTI, os estudantes da FAHOR conheceram o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e o Centro de Mobilidade Sustentável. “O Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes foi implantado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no final de 2018. Neste local, produtos e soluções relacionados ao tema são testados e implementados em um ambiente controlado no Parque, a partir de soluções inovadoras ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ao movimento da Internet das Coisas e ao fenômeno do Big Data (análise e interpretação de grandes e variados volumes de dados). Neste ambiente os estudantes assistiram a uma apresentação sobre os principais projetos desenvolvidos, aplicados a diversas áreas como: iluminação pública, segurança pública, monitoramento de condições climáticas e o uso de drones em diversas aplicações”, comentou o professor.
SmartMob
O Centro de Mobilidade Sustentável, integrado ao Programa de Mobilidade Inteligente da Itaipu Binacional, desenvolve ações e projetos relacionados à mobilidade sustentável, a exemplo do SmartMob. Este setor gerencia e apoia projetos de monitoramento e compartilhamento de veículos elétricos da Itaipu Binacional por meio do sistema MoVE – Mobilidade Veicular, desenvolvido no SmartMob. O SmartMob também colabora com a definição de políticas públicas e a formação de especialistas na área. Neste ambiente os estudantes assistiram a uma apresentação sobre o sistema de controle e compartilhamento para veículos elétricos que são utilizados pelos colaboradores do PTI em seus deslocamentos internos.
As Visitas Técnicas realizadas com os estudantes reforçam a tradição da FAHOR em oferecer um contato direto com o que há de mais importante e inovador nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Desenvolvimento e Gestão. Os exemplos observados mostram a aplicabilidade do conhecimento científico para transformar a vida das pessoas e de suas comunidades.