O projeto da FAHOR intitulado Monitoramento da Qualidade da Água dos lajeados que compõem a bacia hidrográfica de Horizontina foi aprovado no Fundo Social Sicredi Nororeste RS e recebeu o valor de 10.000,00.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto é composta pelas professoras Darciane Eliete Kerkhoff, Janice Zulma Francesquett, Claudia Verdum Viegas e Marliza Beatris Reichert, além dos estudantes bolsistas dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental.

O objetivo deste projeto é avaliar alguns parâmetros físico-químicos e microbiológicos dos lajeados que compõem a bacia hidrográfica de abastecimento do município da cidade de Horizontina-RS e neste sentido, o valor recebido foi utilizado para compra de equipamentos para complementação destas análises visando o monitoramento da qualidade da água. 

De acordo com o relato das professoras, a qualidade de um recurso hídrico é resultante de fenômenos naturais e da ação do homem. “Os fenômenos naturais fogem em grande parte do alcance de medidas controladoras. Porém, a poluição gerada pelas atividades antropogênicas, as quais se destacam os despejos domésticos e industriais, o uso de fertilizantes e agrotóxicos (pela drenagem no solo e escoamento em corpos d`água), os despejos de dejetos animais, entre outros, pode ser controlada de forma direta, uma vez que só acontece pela intervenção humana. Seguindo este contexto, torna-se importante uma avaliação e um monitoramento da qualidade destes recursos para determinação das características qualitativas e quantitativas que apresentam, bem como, de possíveis contaminações causadas pela influência das atividades humanas”, destacou a professora Janice Francesquett.

Além disso, de posse destes resultados torna-se possível a realização de medidas de planejamento, controle, recuperação e preservação destes recursos hídricos. 

n2421