Comumente dizemos que os clientes são o que há de mais importante para um negócio. Se não tiver clientes, vendas suficientes, a empresa não terá receitas suficientes para cobrir seus custos fixos e vai comprometer o resultado. A possibilidade de isso acontecer é o que chamamos de risco econômico, ao qual todos os negócios estão sujeitos. Ter clientes é o primeiro passo dos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Mas não bastam eles. É preciso uma boa gestão, em especial nas finanças. 

n2438 2

Quando a insuficiência de venda é confrontada com a estrutura de capital, ou seja, com as fontes de recursos que financiam a empresa e o custo de cada um deles, temos o que chamamos de risco financeiro, que é o risco de a empresa não conseguir honrar seus compromissos e, se nada for feito, pode acabar fechando as portas, como acontece com 60% das empresas que não conseguem chegar ao quinto ano de atividade no Brasil.   

É possível uma empresa sobreviver a uma queda acentuada nas vendas? A resposta é sim, é possível. Aqui entra a segunda coisa das mais importantes para um negócio: uma boa gestão financeira. Sempre que houver redução nas vendas será necessário ajustar à nova realidade os custos e despesas fixas, que são aqueles gastos que a empresa tem independente das vendas, como aluguel e salários. 

Para isso valem algumas dicas compartilhadas pelo professor do Curso de Gestão Financeira da FAHOR, Jonas Silva:

1 - Dimensione corretamente os custos fixos à sua capacidade de gerar vendas. Isso vale pra tudo. Por exemplo, ao alugar uma sala comercial em um local mais movimentado, e consequentemente com aluguel mais caro, é preciso verificar se as vendas terão aumento suficiente para cobrir a diferença do aluguel.

2 - Saiba exatamente qual é o seu ponto de equilíbrio, ou seja a quantidade de vendas ou o faturamento necessário para cobrir os custos fixos.   

3 - Conheça o ciclo financeiro da empresa, que corresponde ao período de tempo entre os pagamentos feitos aos fornecedores e o recebimento das vendas dos clientes.

4 - Organize e controle o Fluxo de Caixa, com as entradas e saídas de dinheiro, em suas respectivas datas e identifique a necessidade de capital de giro.

5 - Separe as finanças da empresa das finanças pessoais, tenha definido um Pró-Labore fixo que seja suficiente para suas despesas particulares e da casa, e que a empresa possa pagar.  

Gerir um negócio requer algumas habilidades. É preciso manter um olho no mercado, nos clientes e outro nas receitas, custos e despesas, nas finanças. 

Formar profissionais preparados para gerir negócios com resultados, com lucros, é o propósito do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FAHOR. Concentrado em apenas dois anos, o curso tem uma grade curricular focada na formação de bons gestores financeiros.

Confira todas as possibilidades de ingressar no Ensino Superior na Faculdade mais próxima do mundo do trabalho e de Conceito 4 no MEC. Acesse http://vestibular.fahor.com.br/ 

Gestão Financeira