Ter uma profissão. Ter uma carreira profissional. Ser relevante na comunidade onde vive. Alcançar uma vida melhor e conquistar cada um dos sonhos. Para muitos jovens, essas etapas ficam restritas ao mundo dos sonhos, pois algumas famílias não possuem todas as condições para custear uma faculdade. Às vezes, a renda obtida no trabalho também não é suficiente para o sustento de uma família.
Entretanto, os jovens de Horizontina podem mudar esse panorama e contam com um incentivo único e bem especial, que é a Fundação Capacitar. Formada por um grupo de voluntários, a Fundação desenvolve ações na área da educação e da cultura, capacitando pessoas para a inserção social e plena realização do seu potencial humano, objetivando uma ação multiplicadora do conhecimento e da formação para o trabalho, cultivando com seus beneficiários, uma relação de independência que motiva a renovação por gratidão e solidariedade.
Sendo assim, a Fundação Capacitar é uma instituição criada e mantida por horizontinenses, beneméritos, que arrecadam recursos financeiros, que formam um fundo que auxilia jovens que querem realizar o sonho de cursar o ensino superior, mas não tem todas as condições financeiras. Cada estudante apoiado recebe além do auxílio financeiro, a Mentoria de um profissional formado, experiente e preparado para uma orientação complementar àquela dada pela FAHOR, focada principalmente na carreira, na formação cidadã, pela gratidão. Depois de formados, os economistas, gestores e engenheiros são convidados a devolverem os recursos recebidos e a continuar contribuindo para que outros jovens nas condições iniciais deles possam ter novas oportunidades.
A cada semestre, a Fundação Capacitar abre novas oportunidades para que os jovens realizem o sonho do ensino superior com uma formação de qualidade e amparada por mentores. O edital para o 1º semestre de 2020 já está aberto e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de dezembro, pelo site: www.fundacaocapacitar.org.br .
A Diretoria da Fundação Capacitar está assim formada:
Conselho Deliberativo:
Magnos Andrei Borgmann - Presidente
Milton Antunes Rodrigues
Ronilda Chaves Lopes de Oliveira
Diretoria Executiva:
Eduardo Kommers - Diretor Executivo
Paulo Fernando Gollmann - Tesoureiro
Cristine Mundstock Ullmann - Secretária
Conselho Fiscal:
Valdair Antônio Pooder
Luis Carlos Fagundes
Henrique Richter
Instituidores:
Martin Mundstock
Maitê Mundstock
Coordenação do Programa de Mentores:
Aline Ataíde Vernier
Maria Ester Sulzbach Ullmann
Fabiane Wenning Zappe
Programa de Egressos:
Nelci Novotny
Juliana Camila Alberti
Programa de Mantenedores:
Maria Ester S Ullmann
Cristine Ullmann