O professor Jonas Silva representou a FAHOR no evento de avaliação e planejamento do InovaRS. O programa Inova RS, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental das regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

 Desde o lançamento do INOVA RS, em agosto, a equipe da SICT, acompanhada do secretário Luís Lamb, esteve em todas as regiões, formando os comitês estratégico e técnico, responsáveis pelo mapeamento dos desafios locais e execução dos projetos de solução com foco em inovação.

Na terça-feira, dia 10, os representantes de cada uma das 8 regiões compartilharam as iniciativas e os projetos desenvolvidos em cada Ecossistema no ano de 2019, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e aprendizados entre os participantes.  

“Como a FAHOR é uma das instituidoras, participamos deste movimento que objetiva o desenvolvimento das regiões por meio da inovação e do empreendedorismo. Nos dois casos há oportunidades de atuação e envolvimento da academia e temos desenvolvido diversas ações nesse sentido, como eventos para discutir sobre o assunto, como tem sido o SIEF há oito anos e a articulação de ecossistemas como o de alimentos e bebidas da região Noroeste e o de Máquinas Agrícolas, bem como as atividade ligadas ao Horizonte Ambiente Empreendedor, com apoio do Poder Público nesse caso”, comentou o professor Jonas Silva.

A partir da apresentação das iniciativas locais e de dinâmicas construtivas foram elencados os principais desafios que representam entraves ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, bem como apontadas as oportunidades de crescimento sustentável por meio da inovação.

Entre as lideranças que  debateram o tema no   Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), destaca-se o secretário Estadual Luís Lamb, o  Secretário Adjunto Fernando Mattos, o coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica Paulo Zawislak, o coordenador do Núcleo de Tecnologia Urbana da UFRGS, Benamy Turkienicz e o conselheiro da EMBRAPII, SEBRAE, FNDCT e FINEP, Jorge Audy.

n2460

Secretário Luiz Lamb registra selfie com representantes da região Noroeste e Missões.