n2464 2

Entre as atividades de um Engenheiro de Produção está o desafio de viabilizar projetos industriais, ou seja, determinar o funcionamento de uma indústria, de acordo com os requisitos inerentes ao fim que se propõe.

Para exercitar essa capacidade entre os estudantes de Engenharia de Produção da FAHOR, o professor Sirnei Kach, que ministra a disciplina de "Projeto de Instalações Industriais", desafiou a turma a elaborar um projeto e a apresentá-lo em forma de Maquete. Utilizando os espaços e metodologias do Laboratório de Produção, Operações e Processos(LaPOP), a turma protagonizou, no dia 13 de dezembro, a 4ª Mostra de Maquetes de Plantas Industriais da FAHOR.

Nesse sentido, cada grupo de estudantes escolheu um setor da indústria, tendo a região Noroeste como exemplo. As empresas escolhidas para execução dos projetos foram uma empresa de extração de essências; uma geradora de energia por meio do biogás; um Centro de Distribuição Logística e uma microcervejaria artesanal. 

Essa diversidade de segmentos exigiu que os estudantes buscassem a documentação exigida para a instalação de indústrias, como Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação, necessitando pesquisas em órgãos municipais e estaduais.

Eles ainda planejaram e pesquisaram sobre a localização e recursos, como adequação de layout, iluminação, ventilação, sendo que os projetos deveriam ter viabilidade técnica, demonstrada a partir da Maquete e de como distribuíram os espaços, entre outros conceitos da Engenharia de Produção incluídos no relatório apresentado.

Estudantes de outros cursos também prestigiaram os trabalhos dos colegas e aprenderam com eles novos conceitos e de como a Engenharia de Produção abre oportunidades no mercado de trabalho, podendo atuar em diversas frentes num mesmo setor.  

n2464 1