O professor e coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da FAHOR, Adalberto Lovato participou entre os dias 10 e 12 de dezembro, da Convention Trade Fair Biogás 2019, em Nurenberg, na Alemanha.

O evento apesentou na programação de três dias, um painel completo dedicado a inovações em torno do biometano, programas de incentivo europeus que provaram ser eficazes na promoção da tecnologia de biogás e projetos bem-sucedidos nos países em desenvolvimento, independentemente das condições estruturais difíceis. 

O Fórum de Inovação mostrou as novidades em desenvolvimento no setor, e a possibilidade de visitar mais de 200 expositores. O objetivo do professor Lovato no evento era buscar mais informações a respeito desse tema, já que ele é um dos profissionais envolvidos nas atividades junto a Frente Parlamentar de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores  do RS e a FAHOR é uma das instituições de ensino superior que estão trabalhando para que essa energia seja produzida e utilizada no Estado, a partir do uso de biodigestores.

A Feira de Biogás, num dos maiores países produtores do mundo, traz muitas respostas ao que se investiga no Campus de Horizontina, onde um biodigestor está instalado e segue recebendo testes, análises e é objeto de diversas pesquisas sobre sua utilização e funcionamento.

“Nossos estudantes estão desenvolvendo pesquisas tanto em como melhorar o equipamento, como seu funcionamento e utilização. Temos alcançado bons resultados nos testes em laboratórios e também em ações práticas numa propriedade rural que nos serve de modelo”, comentou Lovato.

Entre as novidades observadas na Feira de 2019, destaque para o equipamento “flare” que seguirá a nova norma ISSO FDIS 22580 a ser publicada nos próximos meses. Esse é um equipamento relacionado com a segurança e proteção do meio ambiente e que foi objeto do trabalho de final de curso dos estudantes concluintes da FAHOR, Bernardo Scheunemann e Leonardo Sackser. 

“Um dos temas da palestra da Convenção foi a utilização do Hidróxido de Ferro III para purificação do biogás utilizado em motores. Experimentos e testes com essa substância terão início na FAHOR no decorrer do próximo ano, em trabalhos liderados pela professora Janice Francesquett”, informou Lovato. 

Atualmente, no RS, o uso de biodigestores está ligado à produção de suínos, que resulta em muitos dejetos e estes, são a principal matéria-prima dos biodigestores em funcionamento hoje no Brasil. Entretanto, verifica-se uma tendência mundial que indica o uso de palhada de milho e outras opções para a produção de biogás, que no caso da Alemanha, teria menos custos. Na FAHOR também se analisa o funcionamento do biodigestor a partir de restos orgânicos. 

n2466