Como todos vêm acompanhando nos últimos meses, a taxa básica de juros da nossa economia vem sofrendo sucessivos cortes. O que por um lado é bom, pois podemos contratar empréstimos a juros mais baixos, por outro pode ser não tão bom assim quando pensamos em guardar nossas economias em produtos financeiros mais conservadores.
Para os felizardos, que tem conseguido construir reservas financeiras ao longo da vida, esse é o momento certo para começar a conhecer mais de perto outros tipos de investimentos. Nesse momento de juros baixos, precisamos expandir nosso leque e olhar para além das rendas fixas, precisamos conhecer também as rendas variadas.
Existe uma série de produtos financeiros que podem oferecer bons rendimentos desde que saibamos o que estamos fazendo ou confiamos nosso recurso a alguém que saiba. Aqui podemos citar os investimentos em ações, fundos, índices, entre outros.
O mais importante ao começar a trabalhar com renda variável é conhecimento, principalmente o conhecimento dos riscos envolvidos em cada tipo de transação e o tipo de volatilidade inerente a cada investimento. Trabalhe sempre com produtos sérios, com pessoas sérias e que conhecem o mercado e com empresas sérias. Lembre sempre, dinheiro é um bem muito precioso para arriscarmos com aventureiros financeiros.
Por Stephan Sawitzki
Coordenador dos Cursos de Ciências Econômicas e Gestão Financeira