Você já pensou em morar em outro país? Fazer um intercâmbio? Conhecer novas culturas, novas pessoas, e trabalhar em lugares diferentes? Falar um novo idioma e se desafiar a viver sozinho, pelo menos por um tempo?

A egressa da FAHOR, Chayani Letícia Farsen Sieben, viveu e vive muitas dessas experiências ainda hoje. E, por sua gratidão e por querer compartilhar com os jovens estudantes da FAHOR suas experiências, ela conta como alcançou o sonho de viver em outro país e trabalhar na área de sua formação. Chayani fala sobre seu perfil curioso durante a graduação e destaca especialmente a necessidade que sentia de ir além do conhecimento obtido em sala de aula, e buscava obter um diferencial. “Eu sempre tive sede de aprender, além das disciplinas da faculdade, usava meu tempo livre para aprender aquilo que eu pudesse agregar no meu currículo. Decidi então que não queria apenas “me virar” em inglês, eu queria ter fluência, por esse motivo, decidi estudar inglês na Austrália durante dois anos”, diz Chayani.

No início da faculdade a engenheira teve a oportunidade de realizar um estágio de dois anos na John Deere de Horizontina. Quando retornou de seu intercâmbio trabalhou na multinacional GSI, na área de Qualidade, e no último ano de graduação, fez seu estágio de conclusão de curso na Bruning de Panambi. E,depois da Formatura em Engenharia de Produção pela FAHOR, Chayani e seu esposo mudaram-se para a Alemanha.

n2475 1

 

Reconhecimento do diploma no exterior

Um dos pontos principais no período de mudança foi a validação do diploma.  “Para nossa satisfação, nossos diplomas foram reconhecidos, o que nos deixa muito orgulhosos em ter nossos Diplomas reconhecidos na Alemanha”, diz a engenheira.

Com o diploma reconhecido, Chayani optou em estudar alemão durante um ano e meio com aulas particulares e na Universidade do Estado de Saarland (Universidade do Sarre), e só então, passou a procurar uma vaga de trabalho.  Ela destaca que há muitas oportunidades na Alemanha, tanto para estudar, bem como para estágios e empregos na área de Engenharia.

“Para ingressar no mercado de trabalho e exercer a profissão de engenheiro com sucesso, é fundamental o conhecimento técnico, expêriencia extracurricular e fluência em outros idiomas”, afirma Chayani. 

Ao buscar por oportunidades de trabalho, conta que se candidatou para vagas de estágios, onde então foi selecionada e iniciou seu estágio na John Deere. Após seis meses como estagiária, teve oportunidade de ser efetivada no Departamento de Engenharia de Manufatura, onde no mês de janeiro, completará um ano.

“A Faculdade foi fundamental para meu crescimento profissional, foi dentro das salas de aulas que obtive o conhecimento teórico que se tornaram vitais para exercer a minha função. A FAHOR  é uma excelente instituição, com professores com vasta bagagem de conhecimento, e isso é um diferencial. O desenvolvimento pessoal e profissional é construído diariamente, com muito empenho e interesse em aprender algo a mais”, destacou a egressa.

n2475 2

Chayani Sieben