Um dos principais temas abordados nos noticiários no ano de 2019 foi o consumo elevado dos recursos naturais que se encontram no nosso meio. E, acompanhando as tendências, muitas pessoas gostariam de residir numa casa  sustentável. Você conhece o que é uma casa ecológica?

As casas ecológicas vêm cada vez mais passando de planta para projeto, escolher por construir uma casa ecológica, é optar por diversas vantagens, todas visando o bem-estar pessoal e o bem do meio ambiente.

Algumas características dos projetos ecológicos e sustentáveis contemplam o reaproveitamento da água das chuvas, uso de energia solar, telhados verdes, iluminação natural, construção rápida e com otimização de materiais, reutilização e reciclagem de recursos. 

Casas ecológicas são construídas de modo que a luz do sol seja a principal fonte de energia do recinto, com painéis solares e conversores, toda luz solar é convertida em energia e armazenada para o consumo noturno, já que durante o dia, a estrutura da casa permite que a luz solar acesse todos os cômodos iluminando-os, poupando lâmpadas e também, ventilando o local, dispensando ar condicionado ou ventiladores.

Se compararmos uma casa ecológica com uma casa convencional, a casa ecológica apresenta diversas vantagens, entre elas, o preço que é relativamente menor, e, o tempo de construção menor. Sem contar que utilizam materiais recicláveis e reutilizáveis que agridem menos o meio ambiente.

Brasil se destaca em construções sustentáveis

O mercado brasileiro busca mais um degrau no ranking mundial de construções sustentáveis. Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os países que mais concentram edificações feitas a partir de critérios ambientalmente adequados. 

Um maior valor de investimento ainda impede que esses projetos representem uma realidade mais frequente no país. O governo federal desenvolve algumas ações para estimular programas ambientalmente sustentáveis e o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza informações sobre procedimentos que podem ser adotados para adequar prédios públicos a esses sistemas de sustentabilidade.

n0015

Escrito por: Jalan P. Biondo

Estudante do 5º semestre de Engenharia Ambiental FAHOR