A corrosão em materiais metálicos normalmente é um processo eletroquímico, ou seja, ocorre a transferência de elétrons de uma espécie química para outra, processo denominado de oxirredução. Tipicamente, os átomos metálicos na chamada reação de oxidação têm seus elétrons retirados, dado que a quantia de elétrons retirados de um determinado metal é uma propriedade do material metálico. Por exemplo, em um processo de oxirredução o ferro perde dois elétrons, já o alumínio perde três elétrons. 

O ar atmosférico, por motivo de ser composto por aproximadamente 21% de gás oxigênio e água presente na forma de vapor, é um ambiente propício para a oxidação. Este ambiente pode ser chamado também de agente oxidante, por retirar elétrons e provocar a oxidação – para estas espécies que retiram os elétrons do metal, denomina-se que passam por um processo chamado de redução.

Em ligas de aço, cujo ferro é o principal componente, sofrem corrosão com o passar do tempo quando expostas ao oxigênio e água, ocorrendo desta forma a formação da ferrugem. A ferrugem é uma mistura de hidróxidos de ferro hidratados e óxidos, visto que as principais espécies químicas desta mistura são: Fe3O4 - Fe2O3.H2O - Fe(OH)2 - Fe(OH)3. Estas podem ser encontradas em diferentes proporções, dependendo das concentrações de oxigênio e água e ainda do valor de pH.

Quanto mais elevado o teor de Fe3O4, maior a predominância de uma coloração preta e, desta maneira, percebemos que o material em questão está sofrendo corrosão. Já se tiver mais Fe2O3.H2O, teremos uma coloração alaranjada ou castanho avermelhada. Já a espécie Fe(OH)2 é branca no seu estado puro, mas se entrar em contato com o oxigênio muda sua coloração para verde. Por fim o Fe(OH)3, uma vez que quando puro é marrom. Vale salientar que independentemente do teor de cada espécie, teremos uma tonalidade mais pronunciada do produto da corrosão.

n0030

Foto: Pixabay

Texto elaborado por Jadielson Rodrigues, acadêmico do Curso de Engenharia Química da FAHOR.

Fonte: MALA, D. J.; SEGRE, N.; SCATIGNO, A. C.; STELLA. M. B. Experimento sobre a influência do pH na corrosão do ferro. Experimentação no Ensino de Química. 2014.