Um dos fenômenos mais incríveis produzidos pela natureza é a formação do arco-íris, com certeza não passa despercebido quando surge no horizonte após uma chuvarada. Suponhamos que você já tenha se perguntado de que forma isso acontece. As características de um arco-íris que mais se destacam, são a sua forma (daí vem o seu nome arco-íris) e seu espetáculo de cores. 

O arco-íris é produzido por gotas de chuva que desviam parte da luz solar aos nossos olhos. No estudo da óptica, ramo da física, o fenômeno pode ser definido como um espelhamento da luz em uma gota que produz ela sozinha um arco-íris.

Com o intuito de entender a formação do arco-íris, experimentalmente em 1304 o físico Teodorico de Freiberg estudou o desvio de luz da água depositada em uma esfera de vidro. Trezentos anos depois, Descartes também estudou o mesmo, constatando o mesmo fenômeno.

Os dois experimentadores notaram que podiam perceber somente uma cor de arco-íris por vez, o que levou à conclusão que as diferentes cores observadas são provenientes de várias gotas de chuva diferentes e cada gota espalha apenas uma cor por vez. 

O fenômeno é tão comum que os cientistas acumularam alguns recordes. “Em laboratório, foram observados mais de 12 arco-íris coloridos a partir de uma única gota d’água”.

n0033

Texto escrito por: Aline Peiter – Estudante do 6º semestre de Engenharia Química.

Referências:

Fonte: TRANGTENBERG, Marcelo. As belezas do arco-íris e os seus segredos. Departamento de Física UFSC Florianópolis SC. Disponível em :<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/7935/7301>. Acesso em: 15/01/2020.

Redação Mundo Estranho. Como se forma o arco-íris. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-o-arco-iris/>. Acesso em: 15/01/2020.