A Comissão  Setorial das Instituições de Ensino Superior do COREDE Fronteira Noroeste realizou sua reunião ordinária na tarde de sexta-feira, 21 de fevereiro, no Campus da FAHOR, em Horizontina.

A reunião foi aberta pelo Coordenador  da Comissão e  vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume e teve a participação da Presidente do Corede FN, professora Vanice Mattos,  do Diretor da FEMA, Antônio Ternes, do Pró-Reitor da Unijuí Campus Santa Rosa, Marcos  Scherer, da diretora do Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa, Renata Rotta e do vice-diretor da Setrem, Mauro Nuske.

Entre os diversos temas debatidos na primeira reunião de 2020, destaca-se o planejamento de ações para o desenvolvimento do ensino superior na região de abrangência do COREDE FN com intuito de incentivar a formação profissional de qualidade. “Mais do que nunca a empregabilidade está ligada a formação profissional de qualidade. As organizações têm cada vez mais vagas em aberto por falta de candidatos qualificados. A evasão escolar na educação básica e o volume de pessoas que param de estudar, são práticas de uma parte da sociedade que cria muitas barreiras para o desenvolvimento da região, especialmente nas áreas que exigem mais conhecimento e tecnologia”, ressalta o professor Marcelo Blume, coordenador da Comissão.

As IES decidiram em reunião, promover ações integradas, inclusive com escolas de educação básica das iniciativas municipais, estadual e comunitária sediadas na região.

As ações das IES da região no Programa Inova-RS também foi assunto da reunião, assim como a criação do Observatório Socioeconômico, que deve reunir informações importantes dos municípios integrantes do Corede. Ficou definida a data de 7 de maio, durante a Fenasoja, para o grupo apresentar o projeto para a busca de parceiros para a implantação e manutenção destes estudos que deverão dar um melhor suporte ao desenvolvimento regional.

O credenciamento das 5 instituições com sede no território da Fronteira Noroeste, como operadoras do Parque Tecnológico da Fronteira Noroeste, construído anexo ao Parque de Exposições de Santa Rosa, foi novamente alvo das discussões, pois desde a sua criação, apenas uma das instituições possui este credenciamento. O grupo entende que as IES atuando de forma integrada poderiam reativá-lo e colocá-lo em favor do setor produtivo da região. Todavia, conforme relato da Presidente Vanice, ainda não foi possível concluir o credenciamento, processo que já tramita há quase 2 anos. 

O próximo encontro da Comissão Setorial das IES está agendada para o mês de abril, em Santa Rosa.

n0041 2

n0041 1