Ao serem desafiados se  “Alguém quer ser líder de turma?”, os estudantes  normalmente hesitam em responder porque assumir esse cargo ou função, exige responsabilidades.

Entretanto é uma ótima oportunidade para desenvolver as habilidades de liderança, de empatia, de negociação e de respeito às opiniões e decisões de um grupo.

A função do líder de turma são de fato promover, com seus colegas, professores e coordenadores de curso, discussões sobre as atividades de ensino com o objetivo de melhorar o relacionamento entre discentes e docentes da instituição.

Essa experiência pode ser a porta de entrada de muitos para o mundo do trabalho, pois são nesses momentos em que se exercitam a  argumentação, o pensamento coletivo, entre outros aspectos. 

“Liderança é o processo de influência que se tem sobre as outras pessoas, incentivando-as de modo a trabalharem com entusiasmo por um objetivo comum.  Liderar é inspirar as pessoas. É ser a referência dentro de um grupo”, diz a coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FAHOR, psicóloga Roseli Bianchi. Para ela, “o líder no mercado de trabalho assume um papel de ampla atuação como gestor de pessoas, um facilitador das relações de trabalho”.

Ela destaca também algumas ações no dia a dia  que ajudam a desenvolver a liderança:  autoconhecimento (refletir sobre os seus pontos fortes e seus pontos a serem melhorados); praticar a proatividade; assumir responsabilidades e projetos; aprimorar a comunicação; praticar a disciplina; praticar o ouvir atentamente; ser motivado e motivar as pessoas ao redor; continuar aprendendo sempre.

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