A UNESCO divulgou um relatório contabilizando um total de 1,37 bilhão de estudantes, equivalente a 80% do total no mundo que não estão frequentando as salas de aulas devido à pandemia do novo coronavírus. A  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura explicou que nos últimos dez dias, o número de pessoas afetadas pelo fechamento de escolas e universidades em 138 países quadruplicou, pois no anúncio do dia 18 de março, eram 776 milhões de crianças e jovens fora da escola. Agora a Organização pede que os países troquem ideias para facilitar as aulas à distância durante o período de confinamento.

Esta é uma realidade muito diferente dos estudantes dos oito cursos da FAHOR, dos três cursos técnicos e dos níveis Infantil, Fundamental e Médio do CFJL. A FAHOR parceira do Google Education desde a fase experimental, e o CFJL com o Sistema Anglo, mantêm atividades de professores e estudantes de forma virtual, com diferenciais e qualidade muito acima da média que está sendo oferecido no país, o que é compreensível, diante da mudança abrupta. A qualidade das aulas virtualizadas no CFJL e FAHOR se deve aos contratos já estabelecidos anteriormente, treinamento e preparação de professores além da revisão do planejamento assim que chegaram as notícias sobre o alcance da pandemia sobre o Brasil.

n0062 1

Estudantes postam fotos de suas rotinas durante aulas virtuais 

 

Diferente do ensino à distância que tem acompanhamento apenas de tutores, as aulas virtualizadas oferecidas pelo CFJL e pela FAHOR neste período de substituição das atividades presenciais, possuem interação diária em tempo real com os professores, seguindo o programa de conteúdos, disciplinas, habilidades e competências, com atividades diversificadas e realizados pelos professores de cada uma das disciplinas, mantendo também o vínculo entre professor, o estudante e com o conjunto da turma, que interage diariamente pela plataforma, igualmente em tempo real.

As avaliações finais e cumulativas serão todas presenciais, bem como muitas aulas práticas que exigem os ensaios e experimentos de laboratórios, a partir de um calendário a ser elaborado no retorno das atividades normais.

n0062

Professores como Taís Pinheiro, Geovane Webler e Danise Ninow compartilham seus momentos em homeoffice na

preparação de aulas virtuais