O engenheiro químico Ederson Rossi Abaide iniciou sua carreira acadêmica na Universidade Federal de Santa Maria, onde concluiu também  seu Mestrado e Doutorado, na mesma área.  Desde o Mestrado tem se dedicado a melhorar e ampliar o conhecimento da Biorrefinaria, do estudo de Biomassas e novas tecnologias em processos agroindustriais. 

Participou em pesquisas como autor e coautor, que levaram a produção de 11 artigos em periódicos internacionais de fator de impacto relevante, a produção de um capítulo de livro de circulação nacional na área de Inovação Tecnológica e quatro capítulos de livro de circulação internacional nas áreas de Bioprocessos e Biorrefinaria.  

Durante o Doutorado passou a ministrar aulas no Ensino Superior na região das Missões, com disciplinas para cursos de Engenharia Química e Química Industrial e atualmente é professor nos cursos de Engenharias Elétrica e Civil.

Na FAHOR, iniciou sua experiência como docente neste semestre, em que ministra aulas nas disciplinas de Conforto Térmico e Refrigeração Industrial para o curso de Engenharia Mecânica e de Operações Unitárias II para os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental. 

Para o professor Dr. Ederson, sua expectativa é de motivar os estudantes a compreenderem a importância do conhecimento técnico, com reflexão crítica e aplicada. “O conceito de Biorrefinaria é muito próximo do de Refinaria, com a mudança que a biorrefinaria trabalha com biomassas e a refinaria com petróleo. Entender as etapas do processamento de biomassas é importante para balanços de energia e balanços de custos de processos. Envolve muitos conhecimentos relacionados à termodinâmica, fenômenos de transferência de calor, máquinas térmicas, operações unitárias, engenharia de processos e modelagem matemática. Isso porque, para ser sustentável, o uso de uma biomassa e de uma tecnologia ambientalmente amigável, deve considerar  a viabilidade energética e econômica do processo como um todo e é isso que discutimos, analisamos e aprendemos nestas disciplinas”, comenta o professor.  

E, ao iniciar a carreira voltada à pesquisa, Abaide coordena um projeto de pesquisa aprovado por órgão de fomento, na área de biorrefinaria, focado no desenvolvimento de rota tecnológica ambientalmente amigável para o processamento de biomassas agroindustriais, e colabora em um projeto de pesquisa relacionado ao uso de hidrólise assistida por micro-ondas em sistema operacional semi-contínuo para processamento de biomassas lignocelulósicas e ainda é professor co-orientador de alunos de Mestrado em instituições de ensino públicas federais, localizadas no Rio Grande do Sul e no Amazonas. 

Além da sala de aula, Ederson atua como Engenheiro Químico na área ambiental e é também revisor de periódicos como o  Bioprocess and Biosystems Engineering, Journal of Food Science and Technology, The Canadian Journal of Chemical Engineering, Polish Journal of Food dnd Nutrition Sciences, Cogent Chemistry, Journal of Environmental Chemical Engineering, Journal of Exact Science and Technological Applications.

n0070