Assim que iniciaram as discussões a respeito da suspensão das atividades presenciais em escolas e universidade, os técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação da FAHOR, coordenados pelo professor Fabrício Desbessel, passaram a organizar os treinamentos para dar conta das demandas necessárias para enfrentar os desafios do novo momento.

Os professores da FAHOR já haviam recebido treinamento e qualificação nas diversas ferramentas disponíveis pelo Google, como Classroom e Meet, sendo que muitos já utilizam algumas em sala de aula. Contudo, com a mudança total na maneira de lecionar, os professores passaram por uma requalificação para retomar todas as possibilidades que as ferramentas oferecem, especialmente para as atividades online.

Portanto, depois da preparação do ambiente virtual, treinamento de professores e estudantes, o NTI segue na operacionalização, auxiliando também os pais, alunos e professores do CFJL, bem como acadêmicos e docentes da FAHOR, em home office.

O técnico do NTI e professor, Maicon Hammes conta que montou seu escritório improvisado no quarto, utilizando também os recursos disponibilizados pela instituição. “Instalei notebook e monitor e trabalho de casa com atendimentos via Skype, e-mail, Hangouts e telefone, pois nossa tecnologia permite utilizar o ramal telefônico de casa. Em caso de necessidade, me desloco até uma das unidades para efetuar atendimento tomando todas as medidas conforme a OMS orienta”, relata Maicon.

n00771

Ele também destaca a satisfação em poder fazer parte do Núcleo neste momento de apreensão. “Apesar dos elevados níveis de estresse físico e psicológico, me sinto orgulhoso em fazer parte da equipe do NTI, pois nos últimos dias conseguimos viabilizar a manutenção das aulas tanto no CFJL quanto na FAHOR, sem prejudicar o calendário acadêmico. Continuamos trabalhando de casa para auxiliar toda e qualquer pessoa que tenha alguma dificuldade durante este período de aulas virtuais”, afirma.

O colaborador e professor do Curso Técnico em Informática do CFJL Luis Quitaiski também enviou seu comentário sobre a rotina de trablaho em home office, por meio de um vídeo.