n00831

As atividades da equipe de Aerodesign “Mas Báh!” continuam sendo realizadas desde a suspensão das atividades presenciais na FAHOR, por causa das ações de prevenção ao Coronavírus.

Conforme relata o capitão da equipe, estudante de Engenharia Mecânica, Juliano Hertz Knob, da cidade de Crissiumal, o grupo permanece motivado neste primeiro semestre, pois o recrutamento de novos estudantes para a equipe alcançou 30 inscritos que passaram por um processo seletivo e também, de uma integração entre os estudantes experientes e os mais novos membros da equipe Mas Báh! , realizado no início do semestre, ainda no início de março.

“Organizamos uma integração com apoio da psicóloga Aline Vernier, a qual abordou assuntos como autoconhecimento e a importância das características individuais para a construção de uma equipe. A integração contou também com a realização de um teste neurolinguístico cujo objetivo foi identificar o perfil de cada atual e novo integrante. Para finalizar, a psicóloga realizou uma dinâmica visando ressaltar os assuntos abordados”, contou o capitão.

n0083

Hoje a equipe conta com 28 pessoas, divididas em 10 disciplinas sendo elas: Integração do projeto, Aerodinâmica, Estruturas e Ensaios Estruturais, Estabilidade e Controle, Desenho, Elétrica, Cargas e Aeroelasticidade, Desempenho, Manufatura e Marketing. 

Mesmo sem aulas, o grupo trabalha de forma online e intensivamente para cumprir as exigências da XXIII Competição SAE Brasil de Aerodesign, que continua com as datas inalteradas, sendo até dia 5 de agosto a entrega dos relatórios, até dia 26 de setembro a entrega de um vídeo de voo  e de 29 de outubro a 1º de novembro, a competição em São José dos Campos - SP. No entanto, como descrito no próprio regulamento da competição, as datas poderão sofrer alterações de acordo com a evolução da pandemia.

“Com isso em mente, a equipe está realizando as atividades online e utilizando o Google Meet para  reunir a equipe e discutir o andamento do projeto, já que o processo ocorre em série, uma disciplina dependendo dos resultados das outras, essas reuniões online estão sendo essenciais para manter o projeto alinhado. Já temos definições sobre as geometrias da asa, o perfil aerodinâmico que será utilizado na asa, e um breve esboço da fuselagem, como mostra as figuras", relata o estudante.

n00832

n00833

Para a equipe, a maior dificuldade está sendo a captação de recursos, que devido a pandemia, os possíveis patrocinadores requerem um tempo maior para se programarem e terem uma projeção do futuro. "Isso implica no desenvolvimento lento das disciplinas de Estruturas, Aeroelasticidade e Desempenho que necessitam da compra de materiais para realizar os ensaios mecânicos e de eficiência do motor. Mas mesmo com todos os empecilhos, continuamos trabalhando com foco em atingir a melhor colocação da história da equipe”, afirma o capitão.

FOTOS: Equipe Aerodesign