Escrever um artigo científico exige muito do pesquisador, seja ele estudante ou professor. Os prazos para participação em eventos científicos geralmente são curtos e às vezes são tantas ideias, hipóteses e possibilidades ou dificuldades da pesquisa que a indecisão em escolher um tema, por exemplo, pode atrasar o desenvolvimento da tarefa. 

O grupo de professores pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAHOR compilaram as principais etapas da elaboração de um artigo científico e compartilham algumas orientações para um artigo nota 10. As dicas foram elaboradas pelos professores Geovane Webler, Marliza Reichert e Janice Francesquett. 

Aproveite as orientações e revise seu trabalho hoje mesmo!

n0087 1

 

RESUMO

No resumo devem ser apresentados, de maneira condensada, o problema, os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões alcançadas após o desenvolvimento da pesquisa. O resumo tem por finalidade apresentar uma noção geral do trabalho de modo que o leitor não precise ler todo o artigo para avaliar a importância deste para sua área de interesse.

INTRODUÇÃO

A introdução é uma das partes mais importantes de um trabalho científico. É ela quem motiva um leitor a ler (ou não!) o trabalho por completo. Se a introdução não for capaz de apresentar a ideia do trabalho de forma clara e atraente, dificilmente um leitor prosseguirá na leitura do restante do texto.

Na introdução é importante deixar claro em que campo e contexto o trabalho se insere. Uma forma prática de decidir o que escrever na introdução é responder às seguintes perguntas:

a. O que foi feito neste trabalho?

b. Por que este trabalho foi desenvolvido?

c. Quais as limitações do trabalho?

d. Quais os objetivos do trabalho?

e. Qual, especificamente, é a pergunta científica que será respondida ao final do trabalho?

Ao final da introdução, é bastante comum fazer o uso de uma (ou mais) pergunta científica que será respondida ao longo do trabalho. Ao optar por esta pergunta é importante, porém, que ela seja bastante específica e, de fato, respondida ao final do artigo.

REFERENCIAL TEÓRICO

É a parte do artigo que apresenta a revisão das principais fontes/obras/referências (livros, revistas especializadas, outros trabalhos já desenvolvidos sobre o assunto) que tratam do tema da pesquisa. Neste sentido, todo referencial teórico do artigo deve ser devidamente referenciado. Ainda, é importante citar fontes recentes, mostrando que o trabalho é atual e está conectado ao que há de mais recente na área em que se enquadra.

n0087 2

 

MATERIAL E MÉTODOS

Nesta seção deve-se apresentar como foi desenvolvido o trabalho, incluindo todos os materiais e métodos utilizados para procedimentos, amostragem e análises estatísticas realizadas. As informações desta seção são fundamentais para compreender os resultados encontrados e, além disso, devem possibilitar, se for o caso, que o leitor tenha condições de repetir os procedimentos realizados pelo autor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Esta é a parte mais importante do trabalho. Neste tópico, devem constar as informações sobre as descobertas realizadas (os resultados obtidos) e o que estes resultados significam (discussão dos resultados). Procure descrever as informações de forma clara e organizada. 

O uso de figuras, gráficos e tabelas, na maioria das vezes, facilita a apresentação dos resultados. Ainda, quando comparados a tabelas, gráficos e figuras normalmente facilitam a visualização dos efeitos.

CONCLUSÃO

Antes de escrever a conclusão é importante que se faça uma leitura atenta da introdução do trabalho. É essencial que se diga se os objetivos do trabalho foram atingidos e encerrar todas as discussões iniciadas na introdução do trabalho. Para facilitar, pode-se responder às seguintes perguntas:

a. Os objetivos do trabalho foram atingidos?

b. Conseguiu-se chegar a respostas para a(s) pergunta(s) científica(s) apresentadas na introdução do trabalho?

A conclusão precisa estar em harmonia com as demais seções do trabalho.  Por isso, antes de escrevê-la é importante que se faça uma leitura atenta do que foi apresentado durante todo o trabalho, de modo a encerrar todas as discussões propostas no texto.