n0090

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano de 2003, instituiu o dia 28 de abril como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Essa data lembra a tragédia que aconteceu no dia 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, quando uma explosão em uma mina matou 78 trabalhadores. 

Dessa forma, o mês de abril é especial para a Segurança do Trabalho, pois empresas em todo o mundo aderem à campanha com a finalidade de promover ações de conscientização sobre a importância da segurança e da saúde dos trabalhadores.

Para o especialista e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Vódice Feisther, a importância dessa data está em diversos fatores, sendo o alto número de acidentes de trabalho no país e no mundo, as perdas econômicas ocasionadas por esse tipo de acidente e por muitas empresas mesmo perdendo dinheiro, não observarem com seriedade a saúde do trabalhador.

“De acordo com dados da OIT, no ano de 2017, aconteceram 374 milhões de acidentes de trabalho no mundo. A realidade no Brasil não é diferente, de acordo com dados da Fundacentro, entre 2012 e 2018, o país registrou quatro milhões de Acidentes de Trabalho, com 17 mil mortes. O Brasil ainda apresenta uma cultura na qual o foco não é a prevenção, e sim a remediação. Contudo, remediar é sempre mais difícil e trabalhoso e as consequências na maioria das vezes são desagradáveis”, destaca o professor.

Vódice afirma que o fator humano é o mais importante quando se avalia a importância de ações para prevenção dos Acidentes de Trabalho. “Para endossar esses números e trazer a discussão para o contexto econômico, de 2012 a 2017, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), os Acidentes de Trabalho custaram mais de R$ 26,2 bilhões à Previdência Social. Nesta conta, estão gastos com auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e pensão por morte. De forma bem simples, esse elevado número de acidentes/incidentes se reverte em prejuízos para as empresas, visto que aumentam as taxas de absenteísmo, turnover, ocorrem maiores perdas na produtividade, indenizações trabalhistas, além de multas decorrentes da fiscalização por parte das autoridades competentes”, alerta o especialista.

“Como se não fosse pouco, talvez o maior prejuízo das empresas privadas com os acidentes de trabalho é ter seu nome associado a esses acontecimentos, visto que a mesma perde totalmente a credibilidade diante de seus clientes e com isso pode sofrer perdas irreparáveis e incalculáveis. Investir em segurança do trabalho promove um ambiente saudável, onde o funcionário trabalha mais motivado, gera mais resultados, pois produz melhor. É investir na nossa saúde, é preservar vidas, é construir um futuro melhor para todos, é trazer alegria, felicidade e qualidade de vida para as pessoas”, destacou Vódice.

n00901

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANAMT – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MEDICINA DO TRABLAHO, 2020. Disponível em: <https://www.anamt.org.br/portal/2019/03/27/abril-verde-campanha-visa-a-conscientizacao-e-a-prevencao-de-acidentes-de-trabalho/>. Acesso em: 12 de abril de 2020.
FUNDACENTRO – FUNDAÇÃO JORGE DUPRAT E FIGUEIREDO, 2020. Disponível em: <http://www.fundacentro.gov.br/estatisticas-de-acidentes-de-trabalho/boletins-estatisticos>. Acesso em: 18 de abril de 2020.
OBSERVATÓRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, 2020. Disponível em: <https://smartlabbr.org/sst>. Acesso em: 15 de abril de 2020.