Na aula de Introdução a Engenharia, ministrada pelo professor Sirnei Kach, os estudantes puderam acompanhar um pouco da experiência de trabalho da também professora, Fernanda Dresch, que é engenheira civil e mestre em Engenharia Civil. Segundo explica o professor Sirnei, a disciplina objetiva que os estudantes entendam sobre as amplas áreas da engenharia, mercado, instituições e empresas próximas das engenharias, conteúdos, áreas de atuação, também sobre as oportunidades extracurriculares ofertadas pela FAHOR, o uso de seus diversos laboratórios, como acontecem as aulas e suas metodologias, etc.

“Nesse semestre, tivemos participações de convidados nas aulas para torná-las mais dinâmicas. Esta disciplina também serve para sanar dúvidas do estudante quanto a sua carreira e para que entendam a importância de cada uma das engenharias”, comenta o professor. 

Na aula online, Fernanda mostrou as responsabilidades dos engenheiros, a ligação da profissão de engenheiro no dia a dia, em busca de soluções para a vida das pessoas. “A Engenharia permite nos comunicar com todas as partes do mundo. Ela planta, colhe, produz, realiza e transforma. E tudo isso é feito por nós, engenheiros, protagonistas dessa transformação”, destacou a professora.

n0092

Fernanda também é delegada nacional do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e apresentou as funcionalidades do Conselho para a turma de ingressantes nos cursos de Engenharia da FAHOR e suas experiências na participação de eventos e congressos nacionais, onde junto com os demais delegados, contribuem na definição dos rumos do Sistema Confea/CREA. 

Vale lembrar que o CREA é o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior. No Rio Grande do Sul, são 44 Inspetorias atuando, fiscalizando o exercício profissional. O CREA-RS oferece, acima de tudo, proteção: tanto ao garantir o mercado de trabalho para aquele que é legalmente habilitado, como ao assegurar ao cidadão que os serviços por ele contratados, possuam um responsável técnico. É neste espaço que atua a fiscalização, exigindo dos profissionais a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado.

“A Engenharia faz parte do nosso dia a dia, pois o resultado da atuação profissional dos Engenheiros está presente quando acordamos, nos alimentamos, nos deslocamos, nos comunicamos e nos divertimos. A Engenharia cumpre sua função social diariamente na cidade e no campo, ajudando a construir um país mais justo, desenvolvido e sustentável”, destaca a professora.