A correlação entre o nível de escolaridade e a empregabilidade, nunca foi tão forte, embora nos últimos anos tem ficado evidente que quanto maior o nível de escolaridade, maior a renda. Com as crises econômicas dos últimos anos, também fica evidenciada a menor a chance de quem tem ensino superior ficar sem trabalho. Na pesquisa apresentada recentemente pelo Instituto Semesp, um centro de inteligência analítica, integrado por especialistas em análise de dados sobre o Ensino Superior, os dados mostram que possuir um curso superior de qualidade faz muita diferença na hora de competir num ambiente com escassez de empregos. 

Desde o início dos estudos do Instituto, em 2012, o número de desempregados entre a população economicamente ativa com Ensino Superior Completo é bem menor do que para aqueles que possuem apenas formação intermediária (Ensino Fundamental ou Médio). No último trimestre de 2019, esse percentual ficou 54% menor para as pessoas que concluíram uma graduação (apenas 5,6%).

Os dados mais atuais mostram que, entre as pessoas com idade de 24 a 30 anos, a taxa de desocupação entre a população economicamente ativa com Ensino Superior completo, continua sendo menor, em comparação com os demais níveis de escolaridade.

Os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Realizada pelo IBGE) também mostram que, apesar de o nível de desemprego no Brasil ter começado a crescer entre os anos 2015 e 2016, o grupo de pessoas com nível superior completo foi o que menos perdeu o emprego. Considerando a média dos quatro trimestres do ano de 2019, a taxa de desocupação foi de 13,5% para quem tem nível fundamental, 13,3% para quem tem nível médio e de apenas 6,1% para quem tem nível superior.

A pesquisa conclui que por mais que as empresas sejam obrigadas a reduzir custos, os profissionais qualificados são mantidos, pois é deles que se esperam mais soluções para a superação das dificuldades. 

Mais do que nunca, dispor tempo e atenção a um curso superior se torna um dos mais importantes investimentos a serem feitos na vida das pessoas. As oportunidades que se abrem a partir do conhecimento são valiosas e, contar com uma instituição que esteja alinhada ao mundo do trabalho, também.

Acesse a pesquisa completa neste link

n0094