A  Segurança do Trabalho é bastante ampla e embora diversas áreas como a Engenharia e a Saúde tratam do tema, vale ressaltar que a responsabilidade desse setor é de profissionais com formação de nível de Pós-Graduação, como a de Especialização em Segurança do Trabalho.

Contudo, a Ergonomia, é uma área multidisciplinar, atualmente sendo realizada por profissionais como fisioterapeutas, médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, psicólogos, e, na visão de especialistas, o trabalho em conjunto desses profissionais pode trazer mais sucesso na aplicação de soluções ergonômicas.  Como exemplo desse trabalho é o  SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), que é constituído por profissionais de diversas áreas, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas.

O engenheiro de segurança do trabalho Karl Benchimol do Nascimento, especialista em ergonomia, foi o convidado da professora Eliane Garlet em sua disciplina de Ergonomia Avançada, para falar sobre a ergonomia no home office. Ele apresentou aos estudantes de Engenharia de Produção sua experiência e falou sobre como os problemas ergonômicos devem ser observados também agora, nas atividades realizadas em casa e em como tornar esse novo ambiente de trabalho, mais produtivo. 

n0097 1
A estudante Jéssica Hickmann destaca o compartilhamento de exemplos acerca de cada um dos conceitos de Ergonomia. “Ele trouxe conceitos como ergonomia física, que trata como o corpo reage à carga física e psicológica; ergonomia cognitiva, que se refere aos processos mentais, como: percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória; também conceituou ergonomia organizacional, a qual está relacionada com a otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e processos. Além disso, abordou questões ergonômicas em home office e como é importante escolher um local adequado, mobiliário, condicionamento físico, tipo de tarefa a ser realizada entre outros. Ressaltando que a mudança de ambiente é o principal fator que atrapalha o desempenho quando alguém passa a realizar seu trabalho em um ambiente diferente do qual está habituado, como ocorre com o home office e aulas virtuais atualmente”, avaliou a estudante.

 

Já o estudante Régis Hoffmann compreendeu a importância da Ergonomia ao perceber que o trabalhador, na maioria das vezes, passa mais horas do dia nas empresas do que em suas casas. “Vendo isso, a ergonomia é uma grande aliada da empresa, para tornar essas horas de trabalho mais produtivas. Utilizando ferramentas de qualidade como as Normas ISO 9001, 14001, 45001, software e outros métodos, podemos ter uma percepção mais completa e assertiva das dimensões que a ergonomia impacta na qualidade do trabalho e também na satisfação, produtividade e rendimento do colaborador”, comentou.

O especialista convidado também abordou a relação entre a Indústria 4.0 e os problemas decorrentes da mesma, no dia a dia do ambiente de trabalho.
n0097 2