O Conselho de Líderes de Turma da FAHOR é formado por estudantes que representam as turmas dos cursos da Faculdade Horizontina e além de representar os anseios e interesses dos colegas, busca desenvolver competências de liderança e relacionamento interpessoal e aproxima os estudantes da Direção, Coordenadores de cursos e setores da Instituição.

O período excepcional que se vive, com aulas e reuniões virtualizadas não é impedimento para esta importante atividade. Na noite de 7 de maio, em reunião virtual os líderes de turmas se encontraram novamente com a representação da Direção, Coordenadores de cursos e setores, Pastoral Universitária e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), com o objetivo de avaliar as aulas virtualizadas, compartilhar informações sobre o calendário de eventos e de avaliações, protocolo de saúde e segurança para o retorno das atividades presenciais, aspectos financeiros, projetos, entre outros assuntos.

Foi destacado o momento complexo que todas as pessoas e instituições vivem neste momento, ressaltando o esforço que estudantes, professores e técnicos da FAHOR estão fazendo para que nenhum dia letivo seja perdido. “Importante ressaltar que a FAHOR não demitiu, nem reduziu o salário de nenhum professor ou técnico, manteve todos os contratos de fornecedores de bens e serviços, muitas delas de propriedade de pais, estudantes, familiares ou empregadores de nossos estudantes. Ao longo da história, a Instituição já demonstrou que todos podem confiar que as decisões sobre tudo o que está sendo feito é muito bem embasado juridicamente, no bom senso e no compartilhamento de informações”, afirmou o vice-diretor Marcelo Blume.

Na reunião foi apresentada a planilha de custos da Instituição, comparando o período de aulas presenciais com aulas virtuais, mostrando que a baixa economia obtida é superada pelo aumento de custos na preparação para o retorno da presencialidade. A maior fatia dos custos ainda são os salários e encargos de professores e técnicos, onde a Instituição optou por manter. A maior despesa entre fornecedores está na energia elétrica, que não é possível renegociar, devido a demanda contratada. Decidiu-se por manter diversos contratos para manter a economia local, que contribui com os salários de muita gente. Outros custos ainda devem aumentar tendo em vista as novas necessidades, como a divisão de turmas para evitar aglomerações, bem como investimentos e despesas para atender ao protocolo de saúde e segurança para o retorno das atividades presenciais. 

Infelizmente ainda há fornecedores que tentam se aproveitar da situação para tentar aumentar os valores cobrados. “Estamos dialogando e buscando as melhores medidas para enfrentar este momento difícil e permanecemos à disposição de cada um que precise de algum tipo de orientação e auxílio”, complementou o Coordenador Administrativo, Fabrício Desbessel.

Foi apresentada também uma síntese das medidas de saúde e segurança que estão sendo providenciadas para o retorno das atividades presenciais, pelas Coordenadoras de cursos Claudia Verdum Viegas e Darciane Kerkoff.

Dúvidas em relação às atividades avaliativas, eventos, projetos e pesquisas envolvendo os estudantes também foram esclarecidas na reunião. Por fim, ficou combinado com o líderes que conforme as autoridades vão definindo o cenário para o retorno das atividades presenciais no Ensino Superior, o Conselho de Líderes voltará a se reunir para que todos possam colaborar e definir os melhores encaminhamentos.

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