n0100 1

O mundo do trabalho evolui e muda constantemente. Isso é um desafio para os profissionais que precisam estar sempre atentos às mudanças e saberem onde buscar as novas soluções e resolver os problemas.

Na preparação dos futuros engenheiros de Produção da FAHOR, a professora da disciplina de Pesquisa Operacional Avançada, administradora Ivete Linn Rupenthal, desafiou os estudantes a resolverem problemas reais, de empresas de suas cidades, utilizando metodologias e conceitos da Engenharia. “O objetivo era identificar um problema em uma empresa e aplicar uma solução utilizando técnicas de Pesquisa Operacional, visando aliar a teoria com a prática. Constatamos que alguns resultados foram diretamente afetados pela situação em que se encontram as empresas, mas isto fez com que alguns acadêmicos pudessem vivenciar a realidade destas empresas e sentir os impactos de uma crise, como essa  ocasionada pela COVID-19”, avaliou a professora. 

Entre os diversos setores avaliados, a Teoria das Filas, foi utilizada para estimar a taxa de ocupação de atendentes em processos administrativos de uma empresa prestadora de serviço; para mensurar e dimensionar a quantidade de cabeleireiros necessários para suprir a demanda e minimizar o tempo de espera dos clientes  e um estudo da formação de filas em uma casa lotérica.

Já os estudos sobre a aplicação do Problema de Redes foi aplicado para encontrar a menor distância, por meio do algoritmo do caminho mínimo, para o fluxo logístico de um produto; para analisar uma determinada rota percorrida por um caminhão, visando a redução dos custos de transporte e, para identificar as principais rotas de uma empresa de transporte de estudantes para propor uma rota otimizada e que possua um menor custo.

n0100 3

 

Os estudos sobre Programação Linear foram aplicados com o objetivo de encontrar a solução ótima para maximizar o lucro do mix de produtos que têm maior impacto financeiro em uma indústria do setor eletrotécnico.

Apesar da pandemia, os trabalhos foram desenvolvidos nos prazos estabelecidos e apresentados de forma virtual, no sábado, dia 9 de maio.

n0100 2