A vida acadêmica é mais completa na Faculdade Horizontina. Entre as diversas opções de estágios, de visitas técnicas, da participação de profissionais e especialistas na sala de aula, oportunidade de contribuir em palestras, eventos ou nos projetos extracurriculares, ainda é possível desenvolver a liderança de diversas formas.

Uma delas é representar a Instituição em grupos que discutem as áreas de interesse, como a participação de estudantes de Engenharia de Produção no Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção (NUGEEP), afiliado a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro Jovem). O NUGEEP é um núcleo independente formado por estudantes de Engenharia de Produção, que tem a função de promover a Engenharia de Produção no Rio Grande do Sul e o desenvolvimento local da mesma. 

Dessa forma, os estudantes Alisson Bittencourt e Duana Espanhol são os  Representantes Institucionais  da FAHOR no NUGEEP neste ano,  com a responsabilidade de contribuir num dos principais eventos da área no Rio Grande do Sul, o Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção, que acontecerá na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, nos dias 14 e 15 do mês de agosto. 

Duana relata que já tinha ouvido falar do Simpósio, mas que nunca participou do evento. “Agora, participando do Núcleo vamos auxiliar na divulgação do evento e apresentá-lo aos demais colegas do curso de Engenharia de Produção. Por ser um evento específico do nosso Curso, é possível criar conexões com pessoas da mesma área de diferentes locais, buscando sempre aprimorar os nossos conhecimentos tanto como estudantes e também como futuros engenheiros que estarão atuando no mercado de trabalho”, comenta a estudante do 9º semestre.

Já o estudante Alisson Bittencourt  destaca que os desafios são importantes para criar conhecimento sobre a melhor forma de agir perante eles. “Os grandes benefícios de participar da Comissão do NUGEEP,  são o benchmarking e o networking, atrelado à experiência de conhecer e participar deste evento de perto. As expectativas se encaminham para o evento acontecer online, porém o COVID-19 é só mais um obstáculo, pois o NUGEEP tem seu planejamento estratégico bem alinhado para que as interferências que ocorram durante a organização sejam minimizadas”, observa o estudante.

n0101

Outro diferencial do evento é que se cria um ambiente de integração entre estudantes e profissionais de todo estado, dentre eles professores e empresários. “Isso é um fator que diferencia por conta das oportunidades que podem surgir nos dias do evento, criando oportunidades bem como interesses mútuos. Com isso pode haver busca por estudantes e formandos por parte das empresas e oportunidades para estudantes em busca de novas experiências com possibilidade de trabalho ou estágios”, complementa o coordenador do Curso de Engenharia de Produção da FAHOR, Sirnei Kach.

Em breve, os estudantes estarão compartilhando mais informações sobre o Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção, que está em sua 5ª edição.