No dia 19 de maio comemora-se o Dia do Físico. Ao contrário do que se possa imaginar, esta data não é relacionada ao nascimento ou falecimento de um grande nome da Física. A data 19/05 é uma alusão ao ano 1905, o chamado Ano Miraculoso de Einstein. Foi no ano de 1905 que o físico Albert Einstein publicou cinco artigos científicos de grande impacto, incluindo aquele sobre a Teoria da Relatividade. 

Esta pequena introdução, explicando o motivo pelo qual se comemora o dia do Físico em 19 de Maio, menciona o termo “Teoria da Relatividade”. Isso pode fazer com que pensemos que Física se restringe a coisas complicadas e, aparentemente, distantes do nosso dia-a-dia. Como professor de Física faço o máximo esforço para mostrar aos meus alunos e demais pessoas do meu convívio justamente o contrário, ou seja, a Física está presente em absolutamente tudo o que fazemos.

n0104

 Se você está lendo este texto em uma tela de smartphone ou notebook, por exemplo, é graças a Física. Se você o imprimiu, e está lendo em papel, isso só é possível graças a Física envolvida do processo de impressão. Nosso olho, responsável pela fantástica capacidade que temos de “ver” as coisas, é um belo exemplo de “dispositivo” que tem seu funcionamento explicado pela Física.  Isso, sem falar na grande capacidade de comunicação e transmissão de dados que temos usado muito neste período de distanciamento social. Tudo isso só é possível graças ao avanço da Ciência, em especial, da Física.

Trazendo o assunto para o nosso contexto, a FAHOR é uma instituição com forte atuação nas áreas de Engenharia, Economia e Gestão. Em uma primeira análise nos parece muito fácil associar Física e Engenharia, já que é muito difícil imaginar qualquer sistema de Engenharia que não envolva a Física. Me atrevo, porém, a dizer que a Física tem (e muito!) a ver com as áreas de Economia e Gestão. Tenho a certeza que qualquer Economista ou Gestor precisa estar familiarizado com as mais modernas formas de comunicação, transmissão de dados e sistemas computacionais, além de conhecer e saber avaliar fatores capazes de alavancar ou dificultar o desenvolvimento de uma região ou país como, por exemplo, a disponibilidade de energia elétrica (olha a  Física aí!).

Com todo esse contexto não há dúvidas que a Física está presente em absolutamente tudo o que fazemos em nosso dia a dia. Por isso, neste dia do Físico, convido a cada um e cada uma a olhar um pouco a sua volta para perceber as “belezas e confortos” que a Física nos proporciona. Divirtam-se! 

Escrito por: Prof. Dr. Geovane Webler, Físico, Mestre em Meteorologia, Doutor em Física.

Foto: Imagem de Barbara A Lane por Pixabay .