n0119 3

A disciplina de Planejamento Estratégico da FAHOR tem suas atividades  focadas na aplicação prática, em empresas da região. O objetivo é que cada estudante concluinte da Engenharia de Produção esteja habilitado a liderar a metodologia de Planejamento Estratégico e as várias ferramentas a exemplo da Balanced Score Card, como integrante de uma organização, ou como consultor na área.

Conforme relata o professor da disciplina neste semestre, Marcelo Blume, os estudantes foram em busca de empresas que aceitaram receber o trabalho e estavam dispostas a repensar o futuro. Além de identificar cenários e tendências para o setor de atividade, realizar a análise ambiental, junto com a liderança de cada organização e sob a orientação do professor, foram estabelecidos os referenciais estratégicos como princípios, valores, negócio estratégico, visão de futuro e missão. Na sequência foram elaborados os Mapas Estratégicos, com os objetivos para os próximos três a cinco anos das empresas, ligando estes ao Painel de Controle, onde cada objetivo tem indicadores de efetividade e metas para o período.

“Neste momento a turma está na fase de elaboração dos planos de ação para execução dos objetivos, e tem até o início do mês de julho para entregar o Planejamento para as empresas e ainda, colher a impressão final dos líderes das empresas alvo dos trabalhos”, espera o professor.

Ao longo das últimas semanas a turma tem recebido convidados, tanto consultores experientes em planejamento estratégico, quanto líderes empresariais que possuem planos estratégicos ativos em suas organizações, para ampliar a experiência e os conhecimentos da turma.

“Este conjunto de atividades práticas pretende contribuir com uma das principais competências do Engenheiro de Produção formado pela FAHOR, que é atuar decisivamente no planejamento das empresas de diversos setores de atividades existentes em toda a região”, destacou Blume.

 n0119 4