n0123 1

A FAHOR iniciou nesta segunda-feira, 15, a retomada gradual das atividades presenciais com as aulas práticas em laboratórios. A presencialidade é para poucas turmas ainda, com estudantes, professores e técnicos seguindo os protocolos de saúde estabelecidos pelo Plano de Contingência elaborado pelo COE FAHOR.

O retorno ao Campus é uma expectativa de estudantes e professores que tinham muitas de suas aulas realizadas em laboratórios, com atividades práticas que são um dos diferenciais da FAHOR. 

A Direção e Coordenadores vêm acompanhando quase diariamente os fóruns nacionais, as soluções encontradas em outros países, bem como as normativas federais, estaduais e municipais. A partir do Decreto 55.292, de 4 de junho, do Governo do RS foi criado o COE – Centro de Operações em Emergências de Saúde e Educação da FAHOR e finalizado o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – COVID-19, imediatamente submetido ao COE do município de Horizontina. 

Professores, técnicos e estudantes receberam treinamento virtualizado sobre o Plano de Contingência e os espaços físicos receberam identificação, orientações, demarcações de distanciamento no piso, bancadas e equipamentos, bem como a higienização teve seus procedimentos revisados.

n0123 2

Neste período haverá noites com 1 a 4 turmas presentes nos diferentes laboratórios, sem prejuízo a frequência daqueles estudantes que não poderão se fazer presentes por algum motivo. As aulas presenciais em laboratórios também serão transmitidas pelo ambiente virtual da instituição. Enquanto aguarda-se o anúncio de uma nova etapa pelo Governo do Estado, as demais disciplinas seguem virtualizadas.

 A volta dos estudantes ao Campus, ainda que poucos e distanciados, é motivo de alegria para toda a comunidade acadêmica. E aquele abraço apertado foi substituído pela troca de olhares e conversas recíprocas.

n0123 3