n0125 1

Criado pela Women’s Engineering Society  (SWE) do Reino Unido, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é comemorado anualmente em 23 de junho. A data tem como objetivo fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão, antes ocupado por homens.  Tal notoriedade se deve, sobretudo, à luta por igualdade de gêneros e expansão do sistema educacional demarcada a partir da década de 70, quando as reivindicações políticas da década anterior se consolidaram possibilitando a elas buscar seu lugar no mercado de trabalho.

A Sociedade de Mulheres Engenheiras é uma organização sem fins lucrativos de ensino e serviço que capacita mulheres a serem bem sucedidas e progredirem em suas carreiras, bem como serem reconhecidas por suas importantes contribuições como líderes dentro das áreas de tecnologia (STEM: Ciência– Tecnologia – Engenharia e Matemática). 

A SWE FAHOR é um grupo formado em março de 2018 por acadêmicas e engenheiras da FAHOR, que é afiliada oficial da SWE Internacional, que trabalham com o objetivo de atrair, reter e desenvolver mulheres nas áreas de engenharia e matemática.

O núcleo da SWE FAHOR foi o primeiro grupo oficialmente criado dentro de uma universidade no Brasil e é reconhecido pela SWE Internacional.

Acompanhe e conheça o trabalho da SWE FAHOR na página do Facebook: SWE FAHOR. 

Você já ouvi falar em Ada Lovelace? Enedina Alves Marques? E em Gwynne Shotwell? Elas são alguns exemplos de mulheres que enfrentaram o preconceito e as dificuldades de mostrar sua capacidade numa área predominantemente masculina, mas que conforme dados do Confea, está mudando.  Entre os anos de 2016 e 2018, o número de engenheiras afiliadas ao Conselho cresceu 42%.

E são datas como essa de hoje que ajudam a enfrentar desafios e valorizar o esforço de cada mulher e suas conquistas na carreira da engenharia e que vem abrindo espaço para uma futura geração de profissionais.

n0125

Gwynne Shotwell

Foi uma das únicas três mulheres de sua turma e se especializar em Engenharia Mecânica. Começou sua carreira profissional nos setores automotivos e aeroespacial. Desde 2002, comanda a SpaceX, que tem contrato de US$ 2,6 bilhões com a NASA e, segundo a Forbes, está entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo.

Ada Lovelace 

A matemática que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história. Desde 2009, comemora-se na segunda terça-feira do mês de outubro o Ada Lovelace Day, uma celebração das conquistas femininas em áreas ainda dominadas por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Enedina Alves Marques

Foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil, na Universidade Federal do Paraná. Gerenciou obras e, mais do que tudo, fez-se respeitada diante de um ambiente preconceituoso. Hoje, tem seu nome no Livro do Mérito do Sistema Confea/CREA.