n0126 2

O sonho da professora Química Industrial e Doutora em Química, Janice Francesquett motivou um projeto interdisciplinar entre os acadêmicos do 1º semestre da FAHOR, que envolvem os matriculados nos seis cursos de Engenharia.

A professora Janice é quem ministra a disciplina de Química Geral e é com os conceitos trabalhados nessas aulas que ela criou o projeto “Somos Todos Cientistas”. De acordo com a professora, ela sempre teve vontade de participar de uma Feira de Ciências na sua escola, mas nunca teve a oportunidade. Agora, no contato  com os jovens sonhadores e curiosos estudantes de Engenharia, ela viu o cenário perfeito para realizar seu sonho e ajudar os acadêmicos a compreender melhor a Química Geral.

“Eu sempre tive essa vontade e ano passado, quando visitei a Escola Aberta no CFJL e vi a capacidade daqueles estudantes em buscar respostas e soluções por meio do conhecimento, vi também a aplicação de muitos conceitos da Química. E isso me motivou a colocar as ideias no papel e desafiar os nossos acadêmicos a pesquisar e buscar respostas para o que eles tinham curiosidade em aprender”, comentou a professora.

E a ideia ganhou força dos demais colegas professores e dos estudantes que aceitaram o desafio e na última semana executaram seus experimentos nos laboratórios de Química Orgânica e de Química  Geral do Campus, sendo permitido conforme as orientações do Protocolo de Saúde e do Centro de Operações Emergenciais em Saúde da FAHOR.

A primeira etapa realizada pelos estudantes durante os encontros virtuais foi o de apresentar uma proposta, em grupo, do que eles gostariam de pesquisar. Depois de aprovada a ideia, os estudantes escreveram um projeto, mostrando os conceitos e a metodologia utilizada para a realização do experimento sugerido. E a terceira etapa era o teste do experimento, seguida de apresentação aos colegas, a qual teve que ser adaptada em virtude da redução do número de alunos nos ambientes e, para contornar a situação, os estudantes gravaram as etapas e disponibilizaram os experimentos no Google Classroom. 

n0126 1

“Estou muito satisfeita com os resultados porque foi uma construção dos acadêmicos e com orientação nossa, esse é o nosso papel como docente, de incentivar a pesquisa, a curiosidade e a autonomia dos estudantes para que eles vejam os problemas e apresentem soluções, que reflitam sobre os conceitos e consigam aplicá-los, pois a carreira profissional é cheia de desafios. Inclusive os grupos foram sorteados a fim de promover o trabalho entre pessoas que não tem afinidade. Nas empresas não escolhemos nossos colegas de trabalho e é preciso desenvolver a capacidade de ouvir o outro e compreender as diferentes visões e integrar todas essas possibilidades com o objetivo apresentado. Essa foi a 1ª edição”, garante a professora.

O projeto “Somos Todos Cientistas” também tem um selo que o identifica e perante os resultados positivos apresentados pelos acadêmicos terão novas edições e novas atividades sendo complementadas para os próximos semestres.

n127