Assim que foi autorizado o retorno gradual de atividades em laboratórios na Faculdade Horizontina também foram retomadas algumas atividades extracurriculares no Campus Arnoldo Schneider.
Na tarde dessa quarta-feira, dia 24 de junho, as professoras coordenadoras dos cursos de Engenharia Ambiental, Marliza Reichert, de Engenharia de Alimentos, Cláudia Verdum Viegas, de Engenharia Química, Darciane Kerkhoff e também a professora e pesquisadora Janice Francesquett, integrantes do projeto de “Monitoramento da qualidade da água dos Lajeados que compõem a bacia hidrográfica do município de Horizontina” retomaram as atividades com treinamentos para realizar a análise microbiológica da água.
O treinamento visa preparar e testar amostras de água, que serão coletadas nos lajeados que compõem a bacia hidrográfica de Horizontina, dando sequência ao projeto que é realizado desde 2018, que prevê um diagnóstico da qualidade da água da bacia do município. Esse projeto é financiado pela FAPERGS, Sicredi e da Prefeitura Municipal de Horizontina, e obterá a partir dos novos equipamentos adquiridos e instalados nos laboratórios, mais informações sobre esse recurso tão importante para a sobrevivência humana.
Na próxima semana uma nova etapa de treinamento será ofertada aos estudantes dos três cursos envolvidos no projeto para que possam auxiliar na coleta e análise das amostras dos seis Lajeados que fazem parte da Bacia Hidrográfica de abastecimento de Horizontina, que são: Lajeado Pratos, Lajeado Tamanduá, Lajeado Boeno, Lajeado Toldo, Lajeado Bugre e Lajeado Guilherme.