A disciplina de Gestão Empreendedora, presente nos oito cursos de graduação da FAHOR, está voltada fortemente para a prática e a construção de planos de negócios inovadores. A partir deste semestre a disciplina passou a ser desenvolvida no formato de hackathon, onde os estudantes participam de um desafio de inovação e empreendedorismo. 

E a primeira banca do Hackathon Curricular reuniu setes equipes, na noite de quarta-feira, 8 de julho, que apresentaram seus pitches para quatro avaliadores e também para os demais colegas e professores e mentores que acompanharam a jornada de 10 semanas, desde a apresentação do problema: “Novos negócios no mundo pós-pandemia". O objetivo era gerar novos negócios, produtos e serviços focados nas novas necessidades de saúde, segurança, novos hábitos e desejos surgidos a partir de toda a realidade causada pela pandemia da COVID-19.

A Banca esteve composta pelo empresário e conselheiro do Horizonte  Ambiente Empreendedor,  Claudiomiro Rex, CEO da Tecnicon (empresa âncora do HAE) bem como da Energy4All (startup incubada); pelo empresário Eduardo Kommers, da Rosso Trading, sócio da Ame Cosméticos (empresa incubada no HAE) e diretor executivo da Fundação Capacitar; da empresária Mônica Stormowski, representando a Jaeli Móveis que também é parceira do Núcleo de Apoio Empresarial da FAHOR e do professor e coordenador do Horizonte Ambiente Empreendedor, Dr. Fauzi Shubeita, que também é empresário e atua no setor de tecnologia. 

As melhores propostas ficaram com a equipe Alkingeu, em primeiro lugar; Equipe Idealização, em segundo lugar e equipe MCW Soluções, em terceiro. As duas primeiras colocadas receberam como prêmio, uma incubação junto ao Horizonte Ambiente Empreendedor.

Uma das estudantes da equipe campeã destacou que a nova disciplina oferece mais que a oportunidade de lançar um novo produto. “Acima de tudo, é uma maneira de tirar o acadêmico da monotonia do dia a dia, promovendo assim uma cultura mais dinâmica, divertida e informal, ao mesmo tempo em que as equipes aprendem coisas novas e criam novos laços de colaboração entre os colegas”, disse Eduarda Böhm.
Para o coordenador do HAE, professor Fauzi Shubeita, as equipes surpreenderam pela apresentação de protótipos e desenhos sobre a solução apresentada, pela estrutura da disciplina e como os estudantes se apropriaram da metodologia, aproveitando as novidades. “Os estudantes se prepararam muito bem, pois estavam diante de uma banca muito qualificada, com muita experiência e conhecimento em novos negócios. Importante destacar a participação dos mentores na orientação dos estudantes para que as ideias fossem convertidas em soluções reais e tivemos um resultado muito positivo diante de todos os grupos”, comentou.

n0137

 

Conheça as propostas apresentadas:

 Equipe MCW Solução, que apresentou a produção e instalação de painéis elétricos de distribuição e de máquinas e equipamentos; 

 Equipe da Quarta, com a criação de uma plataforma para aproximar prestadores de serviços aos clientes locais;

 Equipe Onze, que expôs um sistema de refrigeração geotérmica, através da troca de calor terra-ar; 

 Equipe Idealização, que elaborou um aplicativo voltado a intermediar a relação comercial entre produtores de hortigranjeiros e os consumidores;

 Asklean – Equipe Four, que criou uma plataforma para aquisição de produtos de higiene e limpeza a domicílio; 

 Equipe Águia, que apresentou um suporte para borrifador de álcool usado na higienização das mãos;

 Equipe Alkyngeu, que desenvolveu um aplicador de álcool acionado por sensores. 

Veja mais fotos da apresentação aqui.